Com um trecho de 277 km aberto em meio ao Pantanal e sua grande diversidade de animais, a BR-262, que liga Aquidauana a Corumbá, é um dos locais mais críticos em relação a atropelamentos de animais silvestres. Diante disso, a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) firmaram uma parceria para a preservação da fauna na rodovia, que é de responsabilidade federal.
Uma das ações da parceria é a instalação de bonecos uniformizados de laranja, com bandeiras vermelhas de alerta nas mãos, à beira da pista nos pontos identificados como os mais críticos e de constante travessia de animais. A técnica é usada com frequência em obras rodoviárias e tem como objetivo reduzir a velocidade dos condutores e aumentar o nível de atenção, evitando acidentes e protegendo a fauna pantaneira.
Além disso, a parceria permitirá a instalação de câmeras na rodovia para registrar a rotina dos animais. Já há câmeras instaladas em alguns trechos, e os cartões de memória das câmeras instaladas estão sendo coletados para embasar os pesquisadores do IHP.
A PMA também vai intensificar a frequência de barreiras educativas, realizadas especialmente nos postos localizados na BR-262. O presidente do IHP, Ângelo Rabelo, explica que a rodovia tem um histórico de muitos atropelamentos e que é necessário interromper esse processo, que é o segundo maior motivo de extinção de espécies. Atualmente, há seis túneis que servem como pontos de passagem para animais diversos, como onças, cervos e queixadas, e a PMA ajuda na vistoria desses pontos como um trabalho de prevenção.
A parceria entre PMA e IHP faz parte do programa Estrada Viva, do Governo de Mato Grosso do Sul, que visa preservar a fauna nas rodovias estaduais. A iniciativa é relevante para proteger a fauna pantaneira e evitar a sua extinção, além de conscientizar os motoristas sobre a importância de reduzir a velocidade nas rodovias e evitar acidentes fatais.
Nas estradas estaduais, essas de responsabilidade do Governo de Mato Grosso do Sul, está em implantação o programa Estrada Viva. O projeto piloto ocorre na MS-345, conhecida como Estrada do 21, ligando Anastácio – a partir da BR-419 – até Bonito.
Ali, a pista pavimentado está sendo construída considerando as normas do programa, com seis pontos de passagem específicos ao longo da estrada, que tem pouco mais de 100 quilômetros. A rodovia, quando estiver concluída, será o principal acesso ao município de Bonito, diminuindo do tráfego na MS-382 e MS-178.
O monitoramento permanente das rodovias estaduais ocorre ainda nas MS-040, MS-339, MS-178, MS-382, MS-180, MS-473, MS-450 e MS-258, além da Estrada do Turismo, que é do município de Bonito e dá acesso ao rio Formoso.