Apenas 23% acham que a situação do país progrediu nos últimos meses, ante 34% no final de outubro, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial, segundo pesquisa Datafolha.
O percentual dos que acreditam em piora também caiu, de 42% para 35%. O movimento mais destacado se deu, porém, entre os que não vêem mudança, que saltaram de 23% para 41%.
Em outubro, apenas 13% dos brasileiros aptos a votar consideravam que a economia do país iria piorar. O otimismo contaminava lulistas e bolsonaristas. O percentual atingiu 26% agora.
Desde dezembro ampliou-se a parcela dos entrevistados que preveem mais inflação (de 39% para 54%), mais desemprego (de 36% para 44%) e perda do poder de compra dos salários (21% para 31%).
Isso se deve ao fato de Lula ter sido eleito ou ao modo como governa? Ou a um monte de outros motivos? Bolsonaro presidiu o país em novembro e dezembro. Lula preside há 93 dias.
No mínimo, 15 desses dias giraram em torno das consequências do golpe frustrado de 8 de janeiro. Atribui-se a Lula a má gestão da economia com ataques ao Banco Central e ao seu presidente.
Será? A pesquisa mostra que a ofensiva de Lula contra os juros altos tem o apoio de 80% dos entrevistados, enquanto 71% consideram que as taxas de juros estão acima do adequado.
Atribui-se também a Lula a piora nas expectativas dos brasileiros dado às intenções gastadoras do governo que dificultariam a queda da inflação. O mercado reagiu bem ao pacote fiscal do governo.
Em linhas gerais, ele foi apresentado ao distinto público. Nos próximos dias, deverá se tornar inteiramente conhecido. Então, será alterado e votado pelo Congresso.
Onde, no mundo, as expectativas com a economia são boas? Nos Estados Unidos com a recente quebra de bancos? Na Europa? Na Ásia? Certamente não na Rússia e no Reino Unido.
Lula 1 e Lula 2 enfrentaram aqui e lá fora uma conjuntura econômica muito mais favorável. Lula 3 enfrenta uma conjuntura completamente adversa. Ele sabia que seria assim, mas quis.
Pelo bem do país, dos que votaram em Lula e dos que não votaram, tomara que ele seja bem-sucedido ao fim de quatro anos. A ver.
The post Hoje, o governo Lula completa 93 dias.Faltam 1.368 dias para que acabe first appeared on Metrópoles.