O resultado não foi dos melhores para o Palmeiras, mas a derrota para o Água Santa, neste domingo, serviu para o atacante Endrick desencantar na temporada. O garoto de 16 anos anotou o seu primeiro gol em 2023 justamente na final do Paulistão e agora vive a expectativa de repetir o poder de decisão mostrado no ano passado.
Em 2022, Endrick balançou a rede em todas as finais que disputou pelas categorias de base do Palmeiras. Tudo começou na Copa São Paulo de Futebol Jr., competição em que, ainda com 15 anos, foi protagonista do título. Na decisão contra o Santos, o jovem centroavante anotou um dos gols na goleada por 4 a 0.
Meses depois, Endrick fechou o seu ciclo no sub-17 do Palmeiras com chave de ouro. Na final da Copa do Brasil da categoria, contra o Vasco, ele conduziu a equipe ao título com gols na ida e na volta. Ele balançou a rede duas vezes na primeira partida, em que o Verdão venceu por 4 a 1. No segundo jogo, em São Januário o artilheiro marcou mais dois gols. O Palmeiras acabou derrotado por 4 a 2, mas ficou com a vitória no placar agregado graças aos tentos do atacante.
Mais tarde, já incorporado ao sub-20 e fazendo aparições no profissional, Endrick encerrou a sua passagem pelas categorias de base do Palmeiras decidindo o Campeonato Brasileiro sub-20.
Em final única disputada contra o Corinthians, em plena Neo Química Arena, a joia palmeirense não se intimidou com a torcida adversária e anotou o gol da vitória por 1 a 0, que deu o título ao Verdão na casa do rival.
Depois de levantar mais uma taça com as Crias da Academia, Endrick foi incorporado de vez no elenco de Abel Ferreira e foi decisivo mais uma vez. Contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, o centroavante anotou os seus dois primeiros gols no time profissional. A vitória naquela partida foi decisiva para o título Brasileiro, que seria selado na rodada seguinte, com a derrota do Internacional, então vice-colocado.
Toda a ascensão meteórica fez Endrick iniciar a temporada cheio de expectativa, já vendido ao Real Madrid. A joia do Verdão viveu um jejum de 12 jogos sem marcar desde o início do ano, mas desencantou justamente no jogo de ida da final do Paulistão. Junto com o elenco, ele terá a oportunidade de repetir o poder de decisão na partida de volta, que acontece no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), no Allianz Parque.