Juiz suspende eleição do comando regional do União Brasil em MS

Juiz suspende eleição do comando regional do União Brasil em MS
Juiz da 15ª Vara Cível de Campo Grande, Fábio Saad Peron, em decisão anunciada da tarde desta terça-feira (4), suspendeu a eleição para a escolha do comando regional do União Brasil em Mato Grosso do Sul, pleito que ocorria hoje. A senadora Soraya Thronicke, atual presidente estadual da sigla e que briga pela reeleição, tinha excluído 15 dirigentes da sigla e isso motivou a decisão judicial.
Na lista dos cancelados do partido, a ex-deputada federal Rose Modesto, que concorreu ao governo de MS nas eleições de outubro passado.
De acordo com a sentença de Saad, que o União Brasil “se abstenha de promover a alteração da composição da Comissão Estadual, para que seja assegurado o direito ao voto dos membros e diretores inativados/excluídos, indicados e não computados os votos dos membros ativados/incluídos, relacionados”.
Ainda conforme o magistrado, os dirigentes excluídos que sejam restituídos, imediatamente, ao “cargos dos membros e diretores”.
Ao Correio do Estado, algumas pessoas envolvidas na eleição regional do União Brasil, concordaram em comentar o assunto, desde que de maneira anônima.
Uma dessas fontes informou que a senadora Soraya havia excluído “justamente aqueles que não votariam nela e os substituíram por outras do círculo dela, ou seja, que garantiriam votos à senadora. Tudo irregular. Nunca vi isso”.
Em trecho do recurso que pediu a nulidade da eleição, Anderson Pereira do Carmo, tesoureiro do partido, sustenta que “foi surpreendido com o registro da inativação do seu cargo, de vários membros do órgão partidário estadual e de algumas comissões provisórias, bem como o cancelamento de filiações sem prévia deliberação da comissão executiva estadual e sem a oportunização do contraditório e ampla defesa aos membros de tais órgãos partidários”.
A ex-deputada Rose Modesto, agora com a decisão, permanece no cargo de primeira vice-presidente da legenda.
O jornal tentou falar com a senadora, que estaria em Brasília, mas até o fechamento deste material, não tinha conseguido. Assim que ela se manifestar, sua versão será publicada.