Mavericks poupam Doncic, perdem para os Bulls e encerram disputa pelos playoffs
Dono da segunda maior média de pontos por jogo na temporada, atrás de Joel Embiid, e integrante do top 10 na corrida pelo MVP, Doncic chegou a dizer, em entrevista na última terça-feira, que gostaria de continuar jogando enquanto a equipe tivesse a mínima chance de classificação.
Uma decisão interna da franquia, contudo, contrariou a vontade do esloveno. Diante da possibilidade reduzida de ir longe na competição, a prioridade dos Mavericks passou a ser a construção do grupo para a próxima temporada. Com a derrota, a franquia fica com 11ª posição na Conferência Oeste, situação que encaminha uma escolha top 10 protegida no próximo draft. Tal escolha foi cedida ao New York Knicks na troca por Kristaps Porzingis, em 2019, mas a ausência nos playoffs ajuda a trazê-la de volta aos Mavericks.
"Não é muito como tremular a bandeira branca", afirmou Jason Kidd, treinador da equipe de Dallas. "Decisões como essas são difíceis de serem tomadas neste negócio. Estamos tentando construir um time campeão. Com essa decisão, podemos ter dado um passo atrás, mas espero que ele nos faça andar para frente a partir de então", conclui.
Após a partida, Luka Doncic se negou a falar com a imprensa. "Não posso falar por ele", disse Kidd sobre o esloveno, antes da partida. "Mas, quando você olha para isso, nós todos dissemos que queríamos a oportunidade de encontrar uma maneira de classificação e que jogaríamos por isso até não acabarem as chances. Hoje foi um dia em que nos disseram que faríamos algo diferente".
Da perspectiva do Chicago Bulls, a partida foi de definição do adversário no play-in da Conferência Leste. A equipe, décima colocada da classificação, vai enfrentar o Toronto Raptors. Caso avance, duela com o perdedor do embate entre Miami Heat e Atlanta Hawks por uma vaga nos playoffs.
BRIGA NO OESTE
Na Conferência Oeste, além da eliminação dos Mavericks, o resultado classificou o Oklahoma City Thunder, agora décimo colocado, ao play-in. Do quinto ao nono colocado, ainda não há definições de posições. A quinta posição é do Golden State Warriors, que venceu o terceiro colocado Sacramento Kings por 119 a 97, com 29 pontos de Klay Thompson e 25 de Stephen Curry, para se aproximar de uma vaga direta nos playoffs.
O Los Angeles Lakers, que ocupa a sétima posição, venceu o Phoenix Suns por 121 a 107, e, embora tenha menos chances que os Warriors, manteve viva a chance de ir aos playoffs sem precisar disputar o play-in. Anthony Davies teve 14 pontos e 21 rebotes, enquanto Russell, Reaves e Beasley contribuíram com 24, 22 e 21 pontos, respectivamente. LeBron James somou 16 pontos, seis rebotes e seis assistências.
A noite de quinta-feira também definiu o Memphis Grizzlies como vice-líder do Oeste pelo segundo ano consecutivo. A equipe de Ja Morant venceu o Milwaukee Bucks por 137 a 114, em jogo com 36 pontos de Jaren Jackson Jr. Com a liderança garantida no Leste, os Bucks entraram em quadra sem seus principais jogadores, poupados: Giannis Antetokounmpo, Khris Middleton, Jrue Holiday, Bobby Portis e Brook Lopez O Philadelphia 76ers de Joel Embiid também poupou e venceu o Atlanta Hawks por 131 a 136.
Confira os resultados da NBA desta sexta-feira:
Charlotte Hornets 109 x 112 Houston Rockets
Indiana Pacers 115 x 122 Detroit Pistons
Washington Wizards 114 x 108 Miami Heat
Atlanta Hawks 131 x 136 Philadelphia 76ers
Boston Celtics 121 x 102 Toronto Raptors
Brooklyn Nets 101 x 84 Orlando Magic
Memphis Grizzlies 137 x 114 Milwaukee Bucks
New Orleans Pelicans 113 x 105 New York Knicks
Dallas Mavericks 112 x 115 Chicago Bulls
Sacramento Kings 97 x 119 Golden State Warriors
Los Angeles Lakers 121 x 107 Phoenix Suns
Confira os jogos da NBA deste sábado:
Utah Jazz x Denver Nuggets
San Antonio Spurs x Minnesota Timberwolves
LA Clippers x Portland Trail Blazers