Deputados debatem retomada de financiamento a sindicatos

Para Any Ortiz, a volta da cobrança do imposto sindical, extinto após a reforma trabalhista de Michel Temer (MDB), é um “grande retrocesso”.

“Isso vinha sendo discutido desde a campanha eleitoral, quando o presidente Lula já sinalizava conversas com sindicatos. Entendemos também que é uma forma de atender aos sindicatos, e não aos trabalhadores”, afirmou a deputada federal.

“Ele busca dar uma sobrevida aos sindicatos, que, pelos números dos últimos anos, têm sofrido bastante e precisam se reinventar. Infelizmente, não conseguiram fazer a lição de casa e tiram dinheiro do bolso do trabalhador.”

Já Reginaldo Lopes entende que a taxa é “fundamental”.

“Não é razoável uma sociedade como a brasileira, onde o poder de compra é muito pequeno, não ter sindicatos capazes de organizar um aumento anual da massa salarial. Não é prejudicial para a economia, para o país e muito menos para os trabalhadores. Precisamos de sindicatos organizados e fortalecidos.”

Confira o debate na íntegra no vídeo acima.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deputados debatem retomada de financiamento a sindicatos no site CNN Brasil.