A ação repelente ocorre quando as espécies exalam óleos essenciais prejudiciais às baratas, controlando a praga. Somente o cultivo da planta no local, no entanto, não assegura o controle desses animais, focos para a transmissão de diversas doenças. “Muitas vezes, é necessário a maceração e a extração de óleos dessas plantas”, elucidou a bióloga Elizabeth Aparecida Assis Brandão, professora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), à Casa e Jardim.
A seguir, confira sete espécies com o poder de manter as “cascudas” longe do lar, segundo apuração da revista:
O aroma do alecrim, além de excelente para abrilhantar preparos na cozinha, funciona como um poderoso repelente natural para as baratas. O ideal é cultivá-lo sob sol pleno e repor os nutrientes de seu solo periodicamente com bokashi ou húmus de minhoca.
Conhecida por afastar o mau-olhado, a arruda também é um poderoso repelente para insetos. A planta deve estar sempre em ambientes de sol pleno, preferencialmente acompanhada de outras espécies.
Espécie muito aromática, o capim-limão pode ser cultivado facilmente em uma horta caseira, necessitando apenas de solo fértil com boa drenagem, regas diárias e algumas horas de sol.
Comumente utilizado em repelentes industrializados, o aroma da citronela também pode afastar baratas, desde que a planta seja cultivada da maneira correta, espalhada em touceiras no jardim.
O gerânio possui propriedades capazes de repelir insetos não só nas folhas, mas também nas flores, que contêm o óleo essencial geraniol. A maneira mais fácil de fazer mudas de gerânio é por estaquia, processo que consiste no enraizamento de talos provenientes de uma planta adulta e bem de saúde.
Poderosa, a lavanda não apenas relaxa os seres humanos como também afasta moscas e baratas. Isso porque a planta é rica em compostos voláteis, como o linalol e o acetato de linalila, que emitem um odor desagradável para esses insetos.
Muito utilizado na gastronomia, o louro ainda pode ser colocado em gavetas e armários para evitar as temidas “cascudas”. “Outra opção é preparar chás concentrados e pulverizar os cantos dos armários e gavetas. Além disso, acrescente bicarbonato de sódio no chá e jogue no ralo”, concluiu o paisagista Hamilton Fonseca, professor dos cursos de Paisagismo e Jardinagem do Senac São Paulo.
The post 7 plantas para manter as baratas longe de casa first appeared on Metrópoles.