Vídeo: PMA faz perseguição de barco no Rio Apa para prender caçador
Policiais militares ambientais perseguiram um trio de pescadores neste domingo (09) na região conhecida como Cachoeira do Rio Apa, em Caracol. O registro da ação foi compartilhado pela assessoria de imprensa da PMA e mostra a equipe tentando se aproximar da embarcação suspeita em alta velocidade.
De acordo com as informações, durante um patrulhamento pelo Rio Apa, uma equipe ambiental flagrou três homens dentro do rio em um barco parado. Ao se aproximar para a fiscalização, o grupo ligou o motor e passou a abrir fuga e ignorando as ordens de parada obrigatória enquanto era perseguida.
Somente alguns quilômetros depois, devido ao peso do barco deles, os militares conseguiram alcançá-los e prendê-los em flagrante por caça-ilegal e pesca predatória. Com eles foram apreendidos um rifle calibre 357, um rifle calibre 22 com uma luneta acoplada, 69 munições calibre 22, sete munições calibre 36, cinco munições calibre 357, duas aves da espécie Crax faciolato abatidas.
Na conversa com os três, um homem de 42 anos, residente em São Paulo, assumiu ser o dono da arsenal e dise que estavam caçando javalis. Ele mostrou toda a documentação para a posse das armas e também uma licença de caça de javali, apesar disso todo o material foi apreendido, inclusive o barco e o mortor de popa.
O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Caracol, onde responderá por crime ambiental cuja pena é de seis meses a um ano e meio de prisão, agravada em virtude de os animais estarem em extinção. O caçador também foi autuado administrativamente e multado em R$ 10 mil pelo abate.
Veja o vídeo da perseguição aos caçadores divulgado pela PMA: