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Viagem de Lula à China deve ampliar parceria de US$ 150 bilhões em trocas comerciais

Por Midia NAS em 11/04/2023 às 04:13:25

Os principais produtos que o Brasil importou da China em 2022:

Made with Flourish

Novas trocas

Segundo o pesquisador Célio Hiratuka, do Instituto de Economia da Unicamp e coordenador do Grupo de Estudos Brasil China, a industrialização da China intensificou relações comerciais com Brasil.

E, apesar de o principal aspecto da viagem ser a questão comercial, para reforçar laços, Hiratuka acredita que a expectativa é que essa relação avance além disso.

O especialista contextualiza que a relação entre os países se intensificaram desde o período de crescimento da China, que vem determinando o chamado “ciclo de commodities” desde o começo dos anos 2000.

“Isso está muito relacionado ao processo de industrialização e urbanização pelo qual a China passou, em que ela trouxe uma população rural enorme para a área urbana. Isso requer muita energia e infraestrutura, o que explica porque a China demanda todo tipo de matéria-prima relacionada a isso. Por isso, o Brasil exporta muito minério de ferro e petróleo, por exemplo, mas também soja, como parte da alimentação”.

Do ponto de vista do desenvolvimento econômico brasileiro, o pesquisador diz que é importante que as exportações se diversifiquem, até porque a China, ainda que seja um país rico, é uma economia em desenvolvimento.

“Seria importante que os chineses entrassem com investimentos no Brasil, e menos com aquisição de empresas brasileiras, como de tecidos. O ideal seria uma entrada de capital mais robusta para gerar mais tecnologia, emprego, qualidade, investir na sofisticação dos nossos produtos”, destaca Hiratuka.

Segundo ele, o ideal seria esperar parceria chinesa em setores como mobilidade elétrica, transição energética, ciência e pesquisa. “A própria Coronavac é um bom exemplo de como esse intercâmbio funciona bem e pode funcionar melhor e com mais frequência”.

Atualmente, Hiratuka explicou que o Brasil exporta muito minério de ferro, petróleo e soja. Nas importações brasileiras, acontece o contrário: são produtos industrializados que vão desde vestuário e calçados a tecnologia de informação, maquinário industrial.

“Existe uma assimetria nos fluxos de comércio, embora o Brasil seja superavitário. Nosso perfil de exportação é muito concentrado em poucos produtos primários, e o de importação é muito diversificado, num conjunto muito grande de produtos industriais.”

O pesquisador aponta que tem um conjunto de fatores que explica essa falta de competitividade brasileira em produtos manufaturados, principalmente os mais intensivos em tecnologia.

De acordo com ele, o primeiro é a taxa de juros, que, por mais que tenha passado por um período de baixa, a média dos últimos 20, 30 anos mostra um nível bastante elevado que dificulta a realização de investimentos, principalmente os mais arriscados, em produtos mais intensivos em conhecimento.

Outro fator também é a taxa de câmbio. Numa economia dolarizada, e com o dólar alto, os investimentos nessa área são reduzidos devido ao custo de produção.

“São esses os fatores macroeconômicos, temos também os estruturais, relacionados à deficiência de infraestrutura, que dificulta a produção competitiva, uma estrutura tributária muito complexa, que tem maior ou menor incentivo dependendo do governo, o que não cria uma sustentabilidade numa política que só dá resultado no longo prazo”, detalha.

Hiratuka destaca ainda que a China tem uma população muito grande e uma área também bem significativa, mas tem partes com pouca disponibilidade de recursos naturais, partes desertas, escassez de água.

“Geograficamente falando, falta recurso para quantidade de pessoas que o país tem, o que cria uma preocupação constante com segurança energética e alimentar. Mesmo produzindo petróleo e minério de ferro, eles não dão conta da demanda interna, até porque alguns desses insumos são fundamentais também para o desenvolvimento da indústria deles”, ressalta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Viagem de Lula à China deve ampliar parceria de US$ 150 bilhões em trocas comerciais no site CNN Brasil.

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