“A Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia está sendo construída por um processo único de participação da sociedade civil. Todo esse processo legitima muito atuação da procuradoria como órgão de advocacia de Estado, voltada para a defesa da democracia brasileira”, afirmou Vilar.
A procuradora Natália Ribeiro Machado Vilar é mestre em Direito pelo Centro Universitário Christus (Unichristus), especialista em Direito Processual Civil pela Fadisp e está se especializando em “Comportamento no Século XXI”, pela Faap.
Ela ainda integra o Grupo Especial de Defesa da Democracia, criado para promover ações em face dos atos antidemocráticos praticados na Esplanada dos Ministérios em Brasília, no dia 8 de Janeiro.
Criada pelo decreto no dia 1º de janeiro de 2023, a Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia é vinculada à AGU. Cabe a ela representar a União em demandas e para defesa da integridade da ação pública e da preservação da legitimação dos Poderes e de seus membros para exercício de suas funções constitucionais, além de buscar respostas e enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas, entre outros.
Este conteúdo foi originalmente publicado em AGU dá posse a chefe de órgão criado para combater desinformação no site CNN Brasil.