Inscrições para aulas gratuitas de francês da UFMS continuam abertas
Aulas serão ministradas presencialmente, na Cidade Universitária
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso presencial de francês, na Cidade Universitária. São 100 vagas disponíveis em três modalidades, a partir de maio.
Docentes e técnicos-administrativos podem se inscrever na primeira modalidade. Caso o número de vagas não será preenchido, será aberto para a comunidade externa. A segunda é destinada para estudantes de graduação, mestrado e doutorado com interesse em mobilidade em instituições francófonas, as unidades com língua francesa oficial ou dominante.
A terceira modalidade abre vagas para integrantes de clibes de conversação, incluindo estudantes estrangeiros matriculados na UFMS.
Não é necessário ter conhecimento prévio do idioma, pois os curso identifica o nível onde o matriculado se encaixa, onde é aplicado o método de aprenziado ideal. Conforme a secretária de Relações Internacionais da Agência de Inovação e Internacionalização, Lucilene Machado Garcia Arf, a metodologia utilizada é disponibilzada pela Embaixada da França.
As aulas serão ministradas pelo professor Loic Le Morvan . Ele explica que o francês tem algumas dificuldades gramaticais e de pronúncia, mas todos podem aprender. "Aprender francês não significa que se tenha de dominar todas as subtilezas, o objetivo deve ser o de comunicar com outras pessoas. O principal é compreender outras pessoas, realizar tarefas concretas e adquirir competências, mesmo à custa de erros e hesitações", completa o professor.
Como se inscrever
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição na página do Sigproj e anexar os documentos solicitados no edital.
Com direito a certificado, as aulas começarão em maio, toda segunda, quarta e quinta-feira no período vespertino. Toda aula terá uma 1h30 de duração, com emissão de conclusão aos estudantes que tiverem 75% de frequência.
A Secretaria de Relações Internacionais pode responder dúvidas ou prestar mais informações pelo e-mail [email protected].