Encontrar ou registrar uma sucuri sendo devorada por algum animal é um evento raríssimo. O comum e até corriqueiro é se deparar com imagens que mostram sucuris devorando as mais variadas espécies: capivaras, gralhas, catetos, galinhas, cachorros, jacarés e até outras sucuris, já que elas podem ser canibais. Mas, parece que o jogo virou, não é mesmo?
Esta semana o guia local Edir Alves, que também é fotógrafo nas horas vagas, conseguiu captar o momento exato em que um jacaré se alimentava de uma sucuri, no pantanal sul, em Miranda. O flagra aconteceu na Fazenda San Francisco Pantanal, onde ele trabalha como guia em Mato Grosso do Sul.
Edir também ficou impressionado com a situação inusitada no bioma. "E agora? Anaconda x Jacaré! Ao meu ver, deu ruim pra sucuri. Famoso boca a boca", disse o guia, ao publicar o registro em suas redes sociais.
Ver uma sucuri sendo alimento para outro animal é tão incomum que Edir tem uma teoria para o fato. Quem diria que um "erro de matemática" poderia fazer uma majestosa do pantanal virar alimento. "Acho que ela calculou mal o tamanho da presa": e acabou se dando mal, acredita Edir.
Veja:
O guia sempre faz fotos de animais em momentos comuns ou não na fazenda em que trabalha. Recentemente, ele fotografou uma gigante sucuri amarela e um tucano sendo devorado também por um jacaré.
As fotos de Edir estão cada vez mais famosas. Ao MidiaMAIS, o guia destaca que se preocupa com a segurança dos animais que fotografa. "A distância que eu faço as fotos depende do bicho, cada um permite uma distância e nós temos que respeitar isso para nossa segurança e o conforto do bicho também", esclarece.
"Prezo muito por eles, porque não é legal causar estresse nos animais só para fazer uma megafoto... se eles permitirem, eu registro mais natural possível. No caso da sucuri [foto abaixo], fiquei na frente dela a uns 10 metros e dei zoom para aproximar a imagem. Para pegar o ângulo, foi preciso deitar para ficar na mesma altura", detalha Edir, que é natural de Miranda e trabalha como guia local no Pantanal Sul há 15 anos.
Para ele, fotografar, além de um hobby, é uma forma de mostrar a mais pessoas o quanto o Pantanal de Miranda é rico na fauna e na flora. "Aprendo muito também com os bichos quando estou em campo fotografando", finaliza ele em conversa com o Midiamax.