Professor terena compartilha conhecimento linguístico para promover inclusão
Sidrolândia (MS)- O professor Eliel Tiago Pio ensina a língua terena para quem quiser aprender pela internet. Desde 2018, Eliel vem compartilhando seu conhecimento em aulas semanais, nas quais ensina pronúncia, escrita e frases do cotidiano. Mas a iniciativa vai além de difundir a língua: para o professor, é importante combater preconceitos e desconstruir estereótipos sobre os povos indígenas.
Durante as aulas, Eliel também explica a importância de se falar em “indígena” ao invés de “índio”, um termo carregado de preconceitos.
Segundo Eliel, a palavra “índio” carrega preconceitos e estereótipos que não condizem com a realidade dos povos originários.
“Por trás da palavra índio há vários preconceitos carregados, é como se o índio não tivesse conhecimento, fosse um povo primitivo e agressivo. Por isso devemos falar indígena, é este o termo que traduz quem somos nós como diversidade cultural”, explicou o professor.
A iniciativa vem ganhando compartilhamentos e reconstruindo a força do pertencimento das comunidades terenas. Para o professor, mostrar o trabalho que eles fazem é fundamental para que outras pessoas conheçam a cultura e o ensino terena, além de combater estereótipos equivocados sobre a vida nas aldeias.
A aula do professor Eliel Tiago Pio é uma forma de valorizar a cultura terena e combater os preconceitos e estereótipos que cercam os povos originários. Seu trabalho mostra que é possível ensinar a língua materna pela internet e promover a diversidade cultural do Brasil.
Quem quiser assistir às aulas de Eliel Terena pode entrar em contato com ele no Instagram (https://instagram.com/elielterena). A participação é gratuita.