Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

Governo Lula já amplia vacina bivalente Covid a todos brasileiros acima 18 anos


O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (24), a ampliação da campanha de vacinação contra Covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade. Com a disponibilização já da vacina distribuída, de imediato, cerca de 97 milhões de brasileiro/as poderão ser imunizados. No entanto, os cidadãos tem que voltar a se mobilizar contra o coronavirus, pois a campanha iniciada no final do mês de fevereiro, para dezenas de públicos prioritários, não levou bom números de pessoas aos postos, sendo que o alcance está em apenas 20% do total. Hoje, após dois meses, 10 milhões receberam a proteção, que faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação.

Assim, o governo Lula, que desde indico da gestão, em janeiro, se mobiliza ante antítese da gestão negacionista passada, tendo comprado e distribuído ainda no começo de fevereiro, um considerável montante do imunizante. Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.

O ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação, segundo a pasta, tem o objetivo sim de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país. “A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, por meio de nota.

Ethel Maciel, secretária da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), reforçou a importância da vacinação: “É fundamental para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”. Segundo especialistas, a vacina bivalente é a mais eficiente dentre as disponíveis porque induz a produção de anticorpos contra a cepa original do vírus SarsCov-2 e também contra as novas variantes que surgiram ao longo da pandemia e hoje são predominantes.

Iniciada em Fevereiro com 13 públicos

A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.

Os dados totais oficiais, até a última sexta-feira (21), é que pouco mais de 10 milhões de pessoas já tinham tomado o reforço bivalente, sendo a maioria, 8,1 milhões de idosos, conforme dados divulgados pelo Ministério.

Saúde Brasil Combate Ao Covid-19 Vacinação Destaque Fotográfico

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!