Na 27ª edição, a festa já considerada como marco na cidade de Maracaju (MS). Como parte da gastronomia sul-mato-grossense, a linguiça é prato principal no evento que vai até esta segunda-feira (1º). Linguiça é temperada com "laranja azeda".
Gov-MS/Reprodução
A Linguiça de Maracaju está em boa parte do estado de Mato Grosso do Sul. Ao longo de quatro dias, a "Festa da Linguiça" é o momento dedicado para celebrar a iguaria temperada com "laranja azeda", com selo "anti-fake" e que faz parte da gastronomia sul-mato-grossense.
Neste ano, o evento começou nessa sexta-feira (28) e vai até segunda-feira (1º), no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza Shows, em Maracaju.
Veja as curiosidades sobre a Linguiça de Maracaju:
Em um dos dias da festa, a linguiça faz parte da merenda escolar na cidade;
A linguiça é temperada com "laranja azeda";
O embutido tem um selo "anti-fake", que atesta a autenticidade;
Todo o preparo da Linguiça de Maracaju é feito em Mato Grosso do Sul;
Em 1997, a Linguiça de Maracaju entrou para o Guinness Book, como a maior linguiça do mundo feita de uma tripa única do boi, com 31 metros;
Todo o lucro da festa é revertido para caridade.
Linguiça 'anti-fake' e com 'laranja azeda'
Mascote de cidade onde a festa ocorre é uma linguiça gigante.
Rotary Clube de Maracaju/Reprodução
Neste ano, ao longo dos quatros dias, a expectativa é de que mais de 25 mil pessoas visitem o espaço dedicado a cultuar a linguiça caseira que é temperada com "laranja azeda" e tem selo de autenticidade, "anti-fakes" de outros embutidos.
O otimismo também está na parte comercial. A organização do evento espera vender 20 toneladas da linguiça que é típica em Mato Grosso do Sul. O embutido é feito apenas com carnes de primeira e temperada de forma inusitada, o que torna único o sabor.
O preparo da Linguiça de Maracaju é 100% sul-mato-grossense, criado por famílias que vieram do triângulo mineiro no intuito de conservar os cortes nobres, deixando os demais para o preparo de outros pratos.
A festa premiada
Linguiça de Maracaju
Rotary Maracaju
Em 2023, a "Festa da Linguiça" reúne parte da cultura de Mato Grosso do Sul envolta do prato típico na 27ª edição. Show sertanejo, muita dança e comida no prato, estes itens são indispensáveis ao longo dos quatro dias.
A festa nasceu em 1994. Atualmente, o evento é considerado um dos maiores e mais importantes da gastronomia local. Pessoas de várias regiões do estado vão a Maracaju para a experiência, que impulsiona o comércio local e aquece a economia.
Linguiça de Maracaju
Rotary Maracaju
Em 2016, a Linguiça de Maracaju ganhou o selo de Indicação Geográfica (IG), emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O certificado garantiu à iguaria proteção contra falsificações de origem e produção, selando a autenticidade.
A 27º da Linguiça de Maracaju é organizada pelo Rotary Club do município e Casa da Amizade, com o apoio do governo estadual, por meio da Fundação de Cultura. O festival gastronômico tem caráter filantrópico. Toda a renda é distribuída para as entidades sociais.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: