Foi a terceira vitória consecutiva do Criciúma, que já havia batido Tombense (2 a 0, em casa) e Ponte Preta (2 a 1, fora de casa). O time tem seis pontos e é o vice-líder, atrás apenas do líder Vitória, também com 100% de aproveitamento e que tem melhor saldo de gols: 8 a 4.
Já o Avaí conheceu a segunda derrota em três jogos e segue na parte inferior da classificação: é o 12º, com três pontos. Deve perder posições e ficar próximo da zona de rebaixamento até o final da rodada. O trabalho do ex-jogador e agora treinador, Alex Souza, segue muito contestado.
Com bola rolando, o primeiro tempo foi equilibrado, mas terminou com o Criciúma em vantagem. Só que o Avaí começou assustando aos 11 minutos, quando Patiño deu assistência para Marquinhos Cipriano estufar as redes. Contudo, o lance foi revisado pelo VAR e anulado por impedimento.
O Criciúma melhorou, se impôs e abriu o placar aos 31 minutos. Após escanteio da direita, o estreante Felipe Vizeu subiu alto na primeira trave e desviou para o gol. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. E a vantagem poderia ter sido maior, já que Fabinho teve gol anulado aos 39.
Além da desvantagem no placar, o Avaí também ficou no prejuízo numérico em campo. Aos 42, o estreante Rafael Gava fez falta dura em Fellipe Mateus e recebeu o cartão vermelho direto.
No segundo tempo, o Criciúma voltou melhor e quase fez o segundo aos 15 minutos, quando Fabinho puxou contra-ataque, invadiu a área e na hora de finalizar acabou se desequilibrando com a presença da marcação. Depois disso, Marcelo Hermes, aos 19, e Rômulo, aos 21, também finalizaram.
Mas o Avaí não desistiu e, mesmo apático, assustou o Criciúma. Aos 26 minutos, Waguininho arriscou de longe e obrigou o goleiro Gustavo defender. A bola ainda tocou no travessão. Dois minutos depois foi a vez de Natanael também arriscar e quase acertar o poste do Criciúma.
Apesar disso, o Criciúma fez prevalecer a vantagem numérica e controlou as investidas do adversário. No final quase liquidou o confronto aos 39, quando Lohan recebeu lançamento sozinho no ataque, mas o goleiro Ygor Vinhas saiu bem da área e afastou com os pés, evitando o pior.
O Criciúma volta a campo na próxima segunda-feira para enfrentar o Londrina, às 16 horas, no estádio do Café, em Londrina. Já o Avaí, na quarta-feira, receberá o Vila Nova, às 21h15, na Ressacada, em Florianópolis.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 1 X 0 AVAÍ
CRICIÚMA - Gustavo; Cristovam (Jonathan), Walisson Maia, Rodrigo e Marcelo Hermes; Rômulo (Crystopher), Arílson e Fellipe Mateus; Eder (João Carlos), Felipe Vizeu (Lohan) e Fabinho (Ítalo). Técnico: Cláudio Tencati.
AVAÍ - Ygor Vinhas; Thales Oleques, Roberto, Didi e Natanael; Wellington, Rafael Gava, Eduardo (Robinho), Andrey (Waguininho) e Marquinhos Cipriano (Giva); Patiño (Ricardo Bueno depois Dentinho). Técnico: Alex Souza.
GOL - Felipe Vizeu, aos 31 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Rômulo e Fellipe Mateus (Criciúma); Didi, Wellington e Robinho (Avaí).
CARTÃO VERMELHO - Rafael Gava (Avaí).
ÁRBITRO - Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ).
PÚBLICO - 15.747 pagantes.
RENDA - R$ 307.100,00.
LOCAL - Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC).