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Com isenção de IPVA, conversão para GNV atrai com economia de até 40% no combustível

Carros com gás natural terão isenção de imposto; confira se a conversão é vantajosa para você

Por Midia NAS em 02/05/2023 às 09:51:51
Carro com conversão para Gás Natural (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Carro com conversão para Gás Natural (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Desde que o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou no último dia 24 a isenção do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para carros leves e pesados com conversão para GNV (Gás Natural Veicular), muito se questionou sobre a rentabilidade do combustível. Segundo especialistas e usuários, modalidade pode gerar uma média econômica de 40% em relação ao valor da gasolina, especialmente para quem roda muito e ultrapassa os 100 quilômetros por dia.

Lemoel Junior é proprietário da Le-Gas Peças e Serviços, empresa autorizada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para realizar a conversão a Gás Natural em Campo Grande. Há 20 anos no setor, Lemoel explica que os equipamentos passaram por processos de modernização. Por isso, o GNV é 80% menos poluente do que o e 60% menos do que a gasolina, além de promover benefícios no bolso do consumidor.

Apesar da baixa no valor da gasolina ter "esfriado" um pouco na procura, a decisão sobre o IPVA Zero aos carros movidos a GNV ajuda a movimentar o setor.

Cilindro de gás natural (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Quais são os benefícios?

Conforme o empresário, o principal motivo pelo qual os condutores desejam fazer a conversão é a economia porque o GNV ganha na autonomia.

Isso porque o gás natural tem 30% de autonomia a mais do que a gasolina e 55% a mais do que o álcool. Hoje, o gás está na média de R$ 4,29, mas valor é variável.

"A principal busca é pela economia porque um motorista de aplicativo, por exemplo, que gasta R$ 100 por dia de trabalho, passa a gastar R$ 50. No rendimento deles muda bastante", ressalta.

Como exemplo, se um motorista de carro popular abastecer R$ 55 com GNV, ele consegue andar numa média de 200 quilômetros.

Quanto custa fazer a conversão para gás natural?

O custo da conversão para gás natural pode custar em torno de R$ 3.500 a R$ 6.000, enquanto a manutenção do cilindro – que deve ser feita a cada cinco anos – pode variar de R$ 1.300 a R$ 1.500.

Além disso, motoristas que optarem por essa modalidade devem fazer a revisão periódica e preventiva do veículo.

Vale ressaltar, ainda, que veículo ganha um kit no processo de conversão. Segundo Lemoel, dentre as peças novas estão a válvula de cilindro e a válvula de abastecimento.

Kits para conversão para gás natural (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Ele ainda explica se tratar de uma modalidade segura e que todo o equipamento contém válvulas de segurança para evitar explosões em casos de impactos. Dentro do veículo, a única peça visível é o marcador da disponibilidade de gás.

Retorno financeiro rápido

Marcelo Amadeu Lacerda trabalha como motorista de aplicativo e ainda aluga 15 carros para outros motoristas. Todos são movidos a gás natural. Segundo Marcelo afirmou ao Jornal Midiamax, ele usa o combustível gasoso há mais de um década e ressalta o quanto é econômico para as pessoas que trafegam muito.

"O retorno para quem roda é muito rápido, qualquer pessoa que roda mais de 100 quilômetros por dia consegue perceber o custo-benefício".

Questionado se já passou por algum problema, ele alega que não justamente porque faz revisão a cada seis meses e com empresa homologada pelo Inmetro.

"Os acidentes que acontecem no Brasil são porque as pessoas fazem gambiarra, com cilindros não qualificados e em lugares sem certificação", salienta.

Marcelo ainda afirma conseguir economizar 40% com o GNV do que gastaria com a gasolina no dia a dia.

Campo Grande tem 8 postos com GNV

Campo Grande tem oito postos de combustíveis aptos para abastecer com GNV, afirma Thiago Fontana, representante comercial da MS Gás. Ele ainda explica que todo o procedimento de conversão só acontece mediante autorização do .

Então, o condutor precisa ir ao local, informar sobre o procedimento para passar pela vistoria. Após a instalação do kit, motorista retorna ao órgão para fazer nova vistoria do kit. Então, o documento do carro é atualizado com adição do GNV.

"É uma alteração de característica. Precisa pedir autorização do Detran, realizando uma vistoria prévia, colocar o kit gás, realizar um CSV-certificado de segurança veicular, voltar no Detran para alterarmos as informações no documento do veículo", detalha o órgão competente.

Em um desses postos de combustíveis de Campo Grande, o atendente afirmou que a maioria dos clientes que abastecem com gás natural é motorista de aplicativo. Durante nossa visita, um condutor esteve lá abastecendo o carro com GNV. À equipe de reportagem, afirma que já comprou o veículo adaptado de fábrica.

"Eu peguei ele tem uns três meses, o gás natural sai mais em conta do que o combustível, eu economizo de 30% a 40%", explica.

De acordo com dados da Abegás (Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado), o GNV é um combustível que apresenta uma economia média de 50% do preço da gasolina, sendo entre 44% a 66% mais eficiente que o etanol.

IPVA Zero para carros com conversão

O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou no dia 24 de abril no planejamento para o próximo ano o IPVA Zero para carros leves e pesados com conversão para o GNV (Gás Natural Veicular) em Mato Grosso do Sul.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o governador anunciará a isenção do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), a ser concedida pela Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda).

Os motoristas que utilizam carros movidos a Gás Natural Veicular já não pagam o IPVA em Mato Grosso. A isenção é aplicada desde janeiro de 2022 aos veículos registrados e licenciados no estado e que tenham potência de até 1.600 cilindradas.

Em contato com a assessoria, a MS Gás ainda alegou que todas as conversas sobre incentivos para o setor continuam em nível de Governo. Além disso, há planos para ampliação de postos de combustíveis no interior aptos a abastecerem com GNV.

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