O CIN-MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul, através da Rede CIN (Redes dos Centros Internacionais de Negócio), oferece capacitação EAD sobre Classificação Fiscal de Mercadorias. O curso será nos dias 10 e 11 de maio, de maneira online, com três horas de duração, de 14h às 17h, no horário de Mato Grosso do Sul.
A formação é indicada para empresários de qualquer setor e porte, estudantes, contadores e despachantes que desejam importar, exportar ou aperfeiçoar seus conhecimentos nestas operações. Link de inscrição: http://bit.ly/3zRzG2F.
Os objetivos da capacitação são: aprender os principais aspectos relacionados à classificação fiscal de mercadorias no comércio exterior, entender a estrutura do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias e seus desdobramentos no âmbito da Nomenclatura Comum do Mercosul, compreender as regras gerais de interpretação do sistema harmonizado e as regras complementares do Mercosul, além de saber mais sobre o processo de consulta.
A coordenadora do CIN, Stephany Miyeko, explicou como o curso poderá ajudar os interessados. "Muitas empresas fazem a classificação de mercadorias de maneira errada para poder poupar alguns impostos e quando isso é feito, a Receita Federal pode multar a empresa. Também é preciso se atualizar. Com o passar dos anos, surgem novos produtos, como o drone, por exemplo. A empresa precisa se adequar para entender o que mudou na Nomenclatura Comum do Mercosul", concluiu.
Programação
– Histórico do Sistema Internacional de Classificação e Codificação de Mercadorias
– Nomenclaturas Vigentes no Comércio Exterior Brasileiro
– Estrutura das nomenclaturas
– Regras para a classificação de mercadorias
– Enquadramento e identificação do tratamento administrativo, tributário e acordos internacionais
– Processo de consulta: petição, solução e efeitos
– Multas por erro de classificação
– Exercícios práticos
Serviço – Mais informações pelo e-mail cin@fiems.com.br ou pelo telefone (67) 3389-9277
Fonte: Ascom Fiems – CIN-MS