Em um levantamento inédito, o Observatório do Comércio Eletrônico, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), publicado na última quinta-feira (11), mostra que as empresas do Estado venderam R$ 3,6 bilhões pela internet nos últimos seis anos.
Os dados levantados são de 2016 a 2022 e apontam também que os consumidores sul-mato-grossenses compraram R$ 5,9 bilhões via e-commerce nos últimos seis anos. As compras de outros estados são principalmente de celulares, desktops, televisores e geladeiras.
Enquanto isso, as vendas de Mato Grosso do Sul são em 86% dos casos para dentro do próprio Estado, e os produtos destacados pela pesquisa são os bovinos, suínos e soja.
A nova ferramenta, lançada pelo ministério, reúne informações sobre vendas online realizadas no Brasil, com emissão de nota fiscal. A nível nacional, o valor total das vendas pela internet foi de R$ 628 bilhões.
Segundo o relatório, as vendas online tiveram um crescimento exponencial com a pandemia de Covid-19, fazendo com que as vendas via e-commerce fossem de R$ 36 bilhões em 2016, para R$ 187 bilhões em 2022.
O principal produto consumido via internet em todo o Brasil foi o celular, que representou 11,5% do total de vendas, movimentando R$ 72,1 bilhões nos últimos seis anos. As televisões movimentaram R$ 28 bilhões, sendo responsáveis por 4,5 % das vendas; e depois, vem os notebooks, tablets e similares, com R$ 21 bilhões em vendas.