A PRF (Polícia Rodoviária Federal), prendeu na tarde deste domingo um idoso de 60 anos, que estava "bêbado" conduzindo um veículo no km 482 da BR 262 na cidade de Jardim.
Segundo consta no registro policial, por volta das 17h10 minutos, a equipe realizava ronda no local, quando avistou um veículo Fiat/Uno de cor cinza, realizando conversão proibida à esquerda na rodovia. Imediatamente foi dada voz de parada, ao ser questionado foi constatado que o condutor estava visivelmente embriagado, apresentava fala alterada, com dificuldade no equilíbrio, estava falante disperso e eufórico, com sonolência, olhos vermelhos e odor etílico no hálito. Ele disse aos policiais que havia ingerido algumas latas de "cerveja" em sua residência.
O condutor foi submetido ao teste do bafômetro por duas vezes, o resultado constatou que o teor de 0.65 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, sendo considerado, conforme a Portaria n.º 369/2021/INMETRO, o valor de 0.59 mg/L.
Diante das informações, foi constatada a ocorrência de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool, embriaguez ao volante. O caso foi registrado na Primeira Delegacia de Polícia de Jardim, para as providências necessárias.
Maio Amarelo
Em 2023, o movimento Maio Amarelo comemora 10 anos de criação e tem como tema "Escolha a Vida", com diversas ações em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul não poderia ser diferente, o Governo do Estado, através do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul) vai desenvolver uma série de ações educativas, de fiscalização e mobilização da toda a sociedade para o comportamento seguro no trânsito.
O "Maio Amarelo" visa promover a educação de trânsito e sensibilizar a população para a adoção de um comportamento seguro, além de trazer esclarecimentos sobre o perigo da associação "Álcool e Direção" e o uso de substâncias psicoativas ao dirigir um veículo. Segundo dados do Detran-MS, em 2022, foram registrados no Estado 6.441 acidentes, envolvendo 11.806 veículos. Neste período, houve 8.409 feridos e 27 mortes. Os números refletem a necessidade de escolhas seguras no trânsito.
Durante o mês de maio, o Governo do Estado, por meio do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), junto aos diversos órgãos ligados ao trânsito, realiza uma série de ações pelo Movimento Maio Amarelo. Ações de educação em fiscalização acontecerão em diversos municípios do Estado, com objetivo de mobilizar a sociedade para segurança viária.