Delegado apresentará estatísticas de crimes rurais em Dourados

Criada com o intuito de combater crimes rurais, como o abigeato (furto de animais) e roubos de maquinários agrícolas, a Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato), já é uma realidade de sucesso em Mato Grosso do Sul.

Delegado apresentará estatísticas de crimes rurais em Dourados
Criada com o intuito de combater crimes rurais, como o abigeato (furto de animais) e roubos de maquinários agrícolas, a Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato), já é uma realidade de sucesso em Mato Grosso do Sul. Desde sua criação, o órgão já conseguiu reduzir o número de furtos de gado e zerar a modalidade de furto de GPS dos equipamentos agrícolas do estado. Para apresentar esses e outros dados, o delegado de polícia titular da Deleagro, Mateus Zampieri Nogueira, participa nesta quinta-feira (18), da etapa individual do Circuito Aprosoja/MS, em Dourados. O evento é gratuito, com inscrições pelo link: https://bit.ly/circuito_dourados.
"É um avanço muito importante para a cadeia produtiva de Mato Grosso do Sul. A falta de segurança no campo sempre foi uma questão que afetou o produtor, que agora passou a trabalhar mais tranquilo. Os números são claros e reflexo das ações do Governo do Estado para segurança na zona rural, com a criação da Delegacia e do programa "Campo Mais Seguro- Policiamento Rural", comentou o presidente da Aprosoja MS, André Dobashi..
Entre os tópicos que serão abordados pelo delegado, está o combate contra o roubo de GPS de máquinas agrícolas, que, de acordo com ele, foram cessados no estado, graças ao trabalho conjunto da Deleagro com as delegacias locais, em conjunto com a Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
"Nestes furtos de GPS tinha gente de outros estados vindo aqui cometer crimes, os equipamentos eram mandados para outros estados e para outros países aqui da nossa fronteira. Então esse trabalho assim devagarzinho a gente foi identificando, fomos na fronteira com São Paulo prender gente que tava envolvido com a receptação e com encomenda desses equipamentos. Realizamos algumas prisões acho que em torno de cinco seis prisões e tanto aqui como fora do Estado, depois das prisões desses últimos criminosos que estavam envolvidos nós não tivemos mais nenhum registro de de furto de GPS".
Além do tema segurança no campo, a etapa do Circuito Aprosoja MS, contará com outras duas palestras: como está o barracão de máquinas da propriedade, com a engenheira agrônoma e supervisora de campo da ATeG grãos do Senar/MS, Laís Luqui e dimensionamento do parque de máquinas e a telemetria, com o engenheiro agrônomo e consultor técnico da Rehagro, Alessandro Alvarenga Pereira da Silva.
Realizado pela Aprosoja/MS, Sistema Famasul, Senar/MS e Sindicato Rural de Dourados, o evento iniciará às 18h30, no auditório do Parque de Exposições será gratuito, fornecerá certificado de horas e as inscrições devem ser realizadas pelo link bit.ly/circuito_dourados.