Patrimônio Histórico: Iphan tomba Forte Junqueira em Corumbá e muros da Base Naval de Ladário

Nesta quinta-feira (18), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou no Diário Oficial da União o tombamento definitivo de duas importantes fortificações em Mato Grosso do Sul.

Nesta quinta-feira (18), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou no Diário Oficial da União o tombamento definitivo de duas importantes fortificações em Mato Grosso do Sul. O Forte Junqueira, localizado em Corumbá, e os muros da Base Naval de Ladário, que incluem 15 peças de artilharia a carregar pela boca, agora fazem parte do patrimônio histórico do país.

O processo de tombamento teve início em 2010 e foi finalmente concluído com a assinatura do edital pelo presidente do Iphan, Leandro Grass. Além das fortificações sul-mato-grossenses, o documento também abrange outras estruturas de importância histórica nos estados do Pará, Roraima e Maranhão.

O Forte Junqueira é um destaque no roteiro turístico de Corumbá e representa a perseverança e a história do povo corumbaense. Construído entre os anos de 1871 e 1872, após a Guerra da Tríplice Aliança, o forte fazia parte de uma rede de fortificações que visavam reorganizar o sistema defensivo da cidade. Sua construção contribuiu para o crescimento econômico local, proporcionando segurança à região.

O Forte Junqueira pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 16h. Para grupos interessados em fazer a visita, é necessário agendar com antecedência.