MS pode ser beneficiado, diz Riedel sobre relação com União Europeia
Governador Riedel destacou que a reunião com a comitiva europeia estreita laços
Após reunião com comitiva europeia, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), disse que o Estado pode se beneficiar da relação da União Europeia com o país. "Compartilham de valores muitos próximos do que nós temos", disse.
O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (25). Assim, Riedel destacou que a reunião foi "uma oportunidade de convergência". Isso porque a União Europeia possui 27 estados participantes no desenvolvimento do mundo.
A delegação é composta por 10 estados membros da UE, radicados no Brasil: Malta, Bélgica, Suécia, Croácia, Dinamarca, Portugal, República Theca, Lituânia, Chipre e Polônia.
"É uma honra para nós poder receber aqui em MS e poder mostrar o nosso estado. Muitas empresas da União Europeia podem ter no MS um bom investimento e desenvolvimento", adiantou o governador.
Contudo, afirmou que o encontro não gerou definições de investimento. "Temos que plantar para colher. Estamos plantando uma semente. É um processo", explicou.
Então, Riedel lembrou de empresas europeias instaladas no Estado. "É um grande parceiro comercial de MS. Esse é um processo contínuo", disse. Além disso, destacou que a reunião foi importante para reavivar os laços com os países europeus.
Rota Bioceânica e a União
O governador pontuou que a relação da União Europeia com o Mercosul e o país é de suma importância para o Estado. "A relação da união europeia com o Mercosul retomou protagonismo, é muito próxima e Mato Grosso do Sul pode colaborar de uma maneira muito proativa. Nós devemos acreditar e fomentar iniciativas como essa", afirmou.
Além disso, detalhou os atrativos do Estado. "MS como um estado geograficamente localizado entre a divisa com Bolívia, Paraguai, próximo a Argentina, e a Rota Bioceânica se concretizando, um novo eixo de integração regional, tem papel central nisso", disse.
Assim, "a União Europeia tem trabalhado junto ao governo brasileiro, e MS pode ser muito beneficiado diante desse relacionamento." Para isso, Riedel garante que "é muito importante mostrar o nosso estado a esses países que compartilham de valores semelhantes".
A partir do conhecimento das possibilidades em MS, o governador explica que é necessário que "se sintam à vontade para mostrar às empresas de seus países, aos seus investidores, para pessoas que têm interesse nos nossos pontos fortes".
Por fim, Riedel destacou que "é importante essas relações internacionais, MS tem se mostrado ao mundo, para captar investimentos, contribuindo ao desenvolvimento do Brasil."