Na campanha publicitária, o protagonista foi justamente um leão. O felino tinha a ideia de convencer o contribuinte que o pagamento dos impostos era importante e fortalecia o governo brasileiro.
"O leão surgiu como símbolo da receita federal no final da década de 1970 com o intuito de conseguir propagar a mensagem do governo e gerar mais arrecadações. Na época, a escolha do animal se deu porque o felino é considerado o rei da selva, representa força e, apesar de descansar boa parte do seu dia, ele ataca para proteger seu território. O leão é leal, manso e justo", explica Lilia Horta, professora de publicidade e propaganda da Universidade São Judas.
Desde então, o animal se tornou um símbolo reconhecido em todo o país e uma marca associada ao Imposto de Renda no Brasil. A série de peças de propaganda ficou no ar durante 10 anos. Cerca de 30 comerciais foram produzidos.
"Essa constante repetição acabou fazendo com que as pessoas associassem o animal ao governo. O Imposto de Renda então passou a ter um rosto", explica Horta.
Instituído no Brasil em 1922, o Imposto de Renda é um encargo federal cobrado anualmente sobre a renda, seja para pessoas físicas ou jurídicas. O contribuinte deve pagar ao Estado certa porcentagem de seus ganhos. O IR é universal e atinge qualquer rendimento tributável do contribuinte.
Neste ano, os prazos para declaração do imposto de renda se encerraram nesta quarta-feira, dia 31 de maio.
Fonte: R7