Maiores campeões da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio decidem vaga nas quartas de final

Os dois maiores campeões da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio, vão decidir nesta quarta-feira quem vai passar às quartas de final da edição de 2023.

Maiores campeões da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio decidem vaga nas quartas de final

Na primeira partida, em Porto Alegre (RS), o confronto foi bem equilibrado e terminou com empate por 1 a 1. Bruno Rodrigues abriu o placar para os mineiros, mas Luis Suárez garantiu o empate.

Como em todas as competições da CBF, em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis. Ou seja, só a vitória interessa aos times para avançarem no tempo normal. Por estarem nas oitavas, cada clube garantiu mais R$ 3,3 milhões. Quem avançar às quartas, recebe outros R$ 4,3 milhões.

O maior campeão da Copa do Brasil é o Cruzeiro, com seis títulos. O primeiro deles foi há 30 anos, em 1993. Depois ainda ganhou em 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018. Os mineiros também ficaram com o vice em 1998 e 2014. O Grêmio aparece em segundo na lista com cinco títulos: 1989, 1994, 1997, 2001 e o último em 2016, há sete anos. O time gaúcho também chegou à final em outras quatro oportunidades, mas ficou com o vice: 1991, 1993, 1995 e 2020.

Uma dessas vezes, em 1993, caiu justamente para o Cruzeiro, que viria a conquistar seu primeiro título após empatar sem gols no primeiro jogo, em Porto Alegre (RS), e vencer o segundo, por 2 a 1, em Belo Horizonte (MG).

História à parte, os dois clubes vivem um período de recuperação no cenário nacional. Estão de volta à elite nacional em 2023, um ano após garantiram o acesso na Série B. Os dois rivais chegam motivados após bons resultados fora de casa no Brasileirão. O Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã, enquanto o Grêmio, mesmo poupando vários titulares, venceu o Athletico-PR, por 2 a 1, na Arena da Baixada.

O técnico Pepa tem a boa notícia de contar com força máxima no Cruzeiro para este duelo decisivo. A única dúvida está no meio-campo. Mateus Vital retornou no último jogo após lesão na coxa e pode aparecer entre os titulares, embora Wallisson também seja opção para formar o trio junto com Filipe Machado e Neto Moura. A base do restante da escalação deve ser mantida.

Pepa garantiu que o time se doará ao máximo para fazer valer o mando de campo e avançar de fase. "O que nós podemos prometer é dar a vida e que vamos encarar o jogo como uma final porque é uma final. É na nossa casa e estamos muito focados nesse jogo. Temos que ter muita atitude, muita entrega. Temos noção de que é um jogo muito importante."

No lado do Grêmio, Renato Gaúcho terá o retorno do artilheiro Luis Suárez e dos meio-campistas Bitello e Carballo, que sequer viajaram para enfrentar o Athletico. Gabriel Grando e Cristaldo ficaram no banco e também voltam ao time titular. Com o esquema com três zagueiros, a escalação deve ser igual a que venceu o Internacional por 3 a 1 há dez dias.

Satisfeito com a resposta dos seus jogadores, Renato Gaúcho também demonstrou confiança em um bom resultado. "Apesar do pouco tempo, tenho conseguido reinventar o Grêmio com esquemas diferentes. O time ficou mais veloz e se adaptou bem ao esquema com três zagueiros. Conseguimos poupar alguns jogadores no último jogo e vamos dar o máximo para avançar de fase."