Presença de gatos nos lares deve crescer 2,5% ao ano no Brasil

De personalidade independente, a presença de gatos tem aumentado nos lares brasileiros.

Presença de gatos nos lares deve crescer 2,5% ao ano no Brasil

De personalidade independente, a presença de gatos tem aumentado nos lares brasileiros. Cada vez mais pessoas têm optado por ter gatos como pets em casa. Conforme o Censo Pet IPB, os gatos em lares domésticos somavam 27,1 milhões em 2022 e 25,6 milhões em 2021. A estimativa é que esse número cresça até 2,5% anualmente. Cuidados com alimentação e saúde podem levar o pet a ter uma vida média de 15 anos. 

Nas prateleiras dos supermercados e atacarejos, o espaço de produtos para gatos foi crescendo e hoje já é bem proporcional aos destinados aos cachorros. "Temos variedade de marcas para ração, com especificações de idade, tamanho, além de produtos para higiene e utensílios específicos para os gatos e o espaço é praticamente igual ao que destinamos aos cães e isso prova que o público que vem adotando os felinos vem crescendo", explica Viviane Casado Silva, gerente do Fort Atacadista Cônsul Assaf Trad.

Na lista de cuidados essenciais com os gatos, a dieta equilibrada é fundamental, já que os pequenos animais são carnívoros e precisam de proteína animal em sua alimentação. Alimentos industrializados para gatos são uma boa opção e é possível complementar com alimentos frescos, como frango ou peixe cozidos sem tempero. Dentre as frutas que podem ser oferecidas aos felinos, escolha entre maçã, melão, melancia, pera e banana, todas elas sem cascas, talos ou sementes, que podem ser prejudiciais. Muitos gatos podem não gostar, o que é comum já que sua alimentação preferida é a proteína animal. 

Além da alimentação, é importante cuidar da saúde do gato e levá-lo regularmente ao veterinário para check-ups e vacinas. Também é importante manter a higiene do animal em dia, escovando seus pelos regularmente e cortando suas unhas quando necessário. Ao contrário do que muita gente imagina, os gatos podem sim gostar de banhos. Porém, como são sensíveis aos cheiros, procure por produtos específicos para eles e dê banho, ao menos uma vez por mês, com água morna preferencialmente e escove seus pelos antes do banho para tornar o momento mais agradável. "No espaço de produtos para pets, os gatos já contam com shampoo, condicionador e até perfumes específicos para eles para evitar alergias", complementa Viviane Casado.

A operadora de caixa Vânia Rodrigues tem uma paixão incontestável por gatos. Ela e a filha Amanda tem juntas 20 gatos e dão dicas para que os bichinhos tenham um ambiente seguro e confortável em casa. "É importante oferecer uma caixa de areia limpa e acessível para eles, além de brinquedos e arranhadores para que os gatinhos possam se exercitar e se divertir", disse.