Coordenador das Frentes Parlamentares de Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental, e de Recursos Hídricos, Renato Câmara defende as questões ambientais na ALEMS e em ações externas, convocando a participação de toda a sociedade para a adoção de práticas ecologicamente corretas, para que haja o equilíbrio entre o ser humano e a natureza.
"Nossa preocupação é porque os recursos naturais estão se esgotando e urge estar conectado com o meio ambiente de forma respeitosa, responsável. As crianças são o nosso futuro, e a educação é fundamental para se conseguir uma mudança de tendência. Adotar o conceito de ESG, que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, modelo de prática do sistema empresarial, é uma das saídas para a preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, visando à qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico”, analisa o parlamentar.
"Os problemas ambientais só diminuirão se houver a preservação dos recursos naturais e ações de recuperação. Podemos começar com o plantio de uma árvore, separando o lixo e também participando de campanhas de grande impacto que resultem em mudanças nos hábitos de vida diários. Uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade atue no cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois, só assim conseguiremos mudar o quadro atual”.
"Neste sentido, estamos empreendendo nosso mandato parlamentar, pautando ações de cuidado da nossa mãe Terra, sobretudo, defendendo a inauguração de um novo estilo de vida visando uma sociedade ecossustentável. O momento de preparar um ambiente melhor para todos é agora. Por isso, sugerimos, por exemplo, evitar o desperdício de água, descartar o lixo residencial e outros dejetos nos locais apropriados, economizar energia elétrica, optar pela utilização de energias limpas e renováveis, não praticar desmatamentos e queimadas e promover o reflorestamento, utilizar produtos biodegradáveis e não promover a poluição de nossos mananciais, dentre outros hábitos", orienta Renato Câmara no Dia Mundial do Meio Ambiente.