Vereador pede implantação da 2ª Delegacia de Polícia na região da Popular Nova
Corumbá (MS)- A efetiva implantação da 2ª Delegacia de Polícia Civil em Corumbá foi a solicitação feita ontem, segunda-feira, 5, pelo vereador Chicão Vianna, como forma de garantir mais segurança à população, desafogando o trabalho da 1ª Delegacia de Polícia, a única existente na cidade.
Corumbá (MS)- A efetiva implantação da 2ª Delegacia de Polícia Civil em Corumbá foi a solicitação feita ontem, segunda-feira, 5, pelo vereador Chicão Vianna, como forma de garantir mais segurança à população, desafogando o trabalho da 1ª Delegacia de Polícia, a única existente na cidade.
Ao apresentar a indicação direcionada ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, Chicão lembrou que a 2ª já foi criada em Corumbá, por meio do decreto estadual 12.218, de 28 de dezembro de 2006, inclusive com a disponibilização de um imóvel por parte da Prefeitura Municipal para sua instalação, localizado na Rua Ciríaco de Toledo, 3767, Bairro Popular Nova.
"É uma necessidade já que, atualmente, todo atendimento é concentrado na 1ª Delegacia de Polícia que, em 2022, registrou mais de 5.700 Boletins de Ocorrência, quase o dobro dos números de registros das 1ª e 2ª Delegacias de Ponta Porã, por exemplo, onde foram registrados 3.668 Boletins de Ocorrência", citou o vereador. "Logo – continuou, a implantação de uma 2ª DP em nossa cidade é uma medida que trará inúmeros benefícios à população, tornando as investigações mais céleres em decorrência do 'desafogamento' da 1ª DP".
Na época da criação, em 2006, a Prefeitura disponibilizou um imóvel para instalação dessa segunda delegacia de polícia civil na cidade, para atender o decreto do estado. Chicão citou que o imóvel, atualmente, está subutilizado, aguardando melhor destinação pública.
"Sendo assim, além de trazer maior celeridade aos processos desempenhados pela Polícia Civil da nossa cidade, a instalação da 2ª DP na pare alta disponibilizará maior facilidade de acesso daquela população aos serviços oferecidos pela Polícia, e os custos para instalação seriam mínimos, visto que já existe um imóvel à disposição, e os recursos materiais podem ser divididos com a 1ª DP, além do efetivo que também pode ser dividido entre as duas unidades", enfatizou.
O pedido foi reforçado na manhã desta terça-feira (06), durante um encontro entre os vereadores e o novo Delegado, chefe da Delegacia Regional em Corumbá, Fabrício Dias dos Santos.
Durante a visita, o novo delegado regional reforçou a necessidade de um trabalho conjunto com os vereadores e demais autoridades e forças de segurança do município.
Lembrou que existem algumas demandas que estão sendo estudadas com muita atenção, tais como uma nova Delegacia de Polícia Civil na parte alta da cidade; aumento do efetivo, de viaturas, e que ainda está conhecendo a estrutura local, e que pretende desenvolver um trabalho intenso, inclusive na prevenção.