Falta pouco mais de um mĂȘs para aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022. Para muitos jovens, a prova mais importante da vida, portanto, nesta reta final de estudos, os estudantes de Campo Grande estão intensificando a rotina de revisão. Em Mato Grosso do Sul, são 43.590 mil inscritos para a prova.
Apesar da ansiedade, ainda hĂĄ tempo de se preparar e adotar dicas valiosas de professores ou até de quem jĂĄ prestou vestibulares. Acostumado com a inquietação dos alunos nesse perĂodo pré-prova, Edilson Soares da Silveira, professor de Biologia e coordenador do colégio onde leciona, aconselha a conciliar rotinas de estudo, tempo para cuidar da mente e do corpo.
"O aluno deve intensificar os estudos principalmente nas disciplinas que tem maior dificuldade. Importante revisar as ĂĄreas de maior peso para o curso de graduação pretendido. Por exemplo, se o aluno estĂĄ se preparando para Medicina, dar uma atenção especial para ciĂȘncias da natureza e redação. Não esquecendo das demais disciplinas, é claro", explica.
Algumas dicas são velhas, mas continuam vĂĄlidas, como observar provas antigas do exame e fazer simulados, principalmente para aprimorar as disciplinas que o candidato tem maiores dificuldades.
Montar um cronograma também é importante, uma maneira de ter organização e sistemĂĄtica dos estudos, além de aliar nesse cronograma um tempo para descanso.
"Tenha foco neste momento. Agora é o momento de dar gĂĄs total. Não é o momento de desanimar. O aluno deve ter em mente que o maior concorrente dele é ele mesmo. Recomendo também que nesta reta final, tenha um momento para si mesmo e para famĂlia. Descansar a mente também faz parte da aprovação. VĂĄ assistir um filme no cinema. Caminhe mais. Converse com os familiares. A famĂlia também tem papel importante na aprovação, pois ela precisa dar apoio que nesta reta final é fundamental".
Sarah LĂșcia Cardozo Passarinho, de 21 anos, prestarĂĄ mais uma vez o Enem com objetivo de alcançar uma boa pontuação, mirando o sonho de cursar medicina em uma universidade pĂșblica, curso com maior concorrĂȘncia. Ou seja, enfrentar o desafio requer muita dedicação e dias intensos de estudo.
"Com essa reta final e consegui observar bem como me saio melhor nesses Ășltimos dias. Então, para mim funciona bem priorizar as revisões, refrescar a memória com os conteĂșdos do inĂcio do ano e, em caso de dĂșvida, conseguir tirĂĄ-las com antecedĂȘncia, não deixo de lado as dificuldades e os conteĂșdos das aulas, ambos são importantes também, as dificuldades mais ainda. Tento trabalhar todo dia ao menos cinco questões dos pontos que considero sendo os meus fracos. É importante também lidar com a ansiedade, manter a mente firme e focada no objetivo, e seguir todo dia 1% melhor, fazendo a minha parte e trabalhando pro resultado desejado acontecer".
Estão inscritos para o Enem de 2022 42.347 para versão impressa e 1.243 para prova digital, em Mato Grosso do Sul. Destes, 609 são adolescentes menores de 16 anos; 2.577 estudantes de 16; 7.945 com 17 anos de idade; 10.876 estudantes de 18; 5.338 com 19 anos; 2.892 com 20 anos; de 21 a 30 anos são 8.345; de 31 a 59 anos são 3.689 inscritos; e idosos acima de 60 anos são 76 que realizarão o exame, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira).
Os candidatos enfrentam 180 questões, sendo 45 em cada, uma redação dissertativa-argumentativa. Serão dois dias de avaliação, nos dias 13 e 20 de novembro.