PMNAS

Reeleito para o biênio 2023/2025, presidente do Confaz/MS destaca importância do Conselho para os municípios de MS

"O Confaz, que é o Conselho dos Secretários Municipais de Finanças de Mato Grosso do Sul, é muito importante no trabalho de auxiliar os municípios de nosso Estado".

Por Midia NAS em 09/06/2023 às 19:42:22

"O Confaz, que é o Conselho dos Secretários Municipais de Finanças de Mato Grosso do Sul, é muito importante no trabalho de auxiliar os municípios de nosso Estado". A afirmação é do presidente reeleito do Confaz/MS, Itamar Mariani, secretário de Finanças de Chapadão do Sul. Ele explicou à reportagem que o Confaz atua na busca de mais recursos aos municípios, assim como se encarregada de estabelecer políticas de treinamento aos servidores municipais. "Através do Conselho, o servidor obtém um custo/benefício melhor, mesmo porque a instituição tem melhor estrutura na hora de trazer profissionais gabaritados para poder oportunizar treinamentos aos servidores municipais de todos os município" afirma explicando que o Conselho consegue esses cursos a um custo mais baixo, motivo pelo qual os servidores municipais estão sempre recebendo treinamento para melhor desempenhar o serviço em seus municípios.

Itamar Mariani explica que os servidores da área das secretarias municipais de Finanças recebem treinamento com foco na arrecadação. Ele diz que atualmente nosso foco do Confaz é a reforma tributária. "Nós do Confaz defendemos a PEC 46, que é a melhor opção para termos a reforma tributária tão aguardada pelo país".

Segundo ele, os secretários municipais de Mato Grosso do Sul e a grande maioria dos titulares de pastas congêneres dos demais estados brasileiros estão trabalhando junto a outros secretários e a prefeitos municipais para levarem até o Congresso Nacional o apoio irrestrito à PEC 46. "Nossos deputados federais e senadores da República para que sejam favoráveis à PEC 46 que é a melhor saída hoje para os nossos municípios" enfatizou.

CHAPADÃO DO SUL – Sobre as finanças de Chapadão do Sul, Itamar relatou que a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) vem crescendo anualmente, graças a Deus aos prestadores de serviços que tem aumentado com frequência no município.

O Imposto Territorial Rural (ITR) é outra taxa importante na área da arrecadação própria do município. Itamar diz também tem aumentado bastante a arrecadação desse tributo. "A gente fez a correção anual dos valores do ITR e neste ano o município aplicou apenas o índice inflacionário e isto faz com que fique bom para o município e também ao produtor rural.

Com relação à arrecadação de um modo generalizado, ele diz que é de conhecimento de toda a população chapadense que, com a queda na venda da produção de soja e milho, houve a consequente diminuição dos repasses de ICMS, "fato que tem se verificado de certa forma todos os municípios. Não é só o chapadão", esclarece Itamar.

O secretário de Finanças chapadense tem expectativa de que a safrinha de milho baterá recorde de produção, como ocorreu com a soja da safra 2022/2023. "A gente espera que os valores voltem a crescer no mercado interno e externo" diz, porque, dessa forma, o produtor fica satisfeito e o município e o Estado são beneficiados com o aumento da arrecadação" enfatiza.

REELEITO – Há menos de um mês o Confaz/MS realizou eleição para escolha da diretoria para o biênio 2023/2023 e Itamar Mariani foi reeleito pelos seus colegas dos demais municípios de MS. "Eu agradeço a confiança dos secretários municipais de Finanças em geral do Estado de Mato Grosso do Sul por terem me dado a reeleição. Esperamos prestar mais um bom trabalho nesse biênio que é 2023 a 2025, trazendo mais treinamentos e mais recursos aos municípios" finaliza.

 

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2