Maracaju se torna a primeira cidade do Brasil a adotar o método de aprendizagem profunda da Fundação Sunji Nishimura na rede pública de ensino

O convênio entre as instituições responsáveis pela aplicação da metodologia de ensino Aprendizagem Profunda, ou "profile learning" em inglês foi assinado hoje (10) entre a Fundação Sunji Nishimura de Tecnologia, o Sindicato Rural de Maracaju e a Prefeitura Municipal.

O convênio entre as instituições responsáveis pela aplicação da metodologia de ensino Aprendizagem Profunda, ou "profile learning" em inglês foi assinado hoje (10) entre a Fundação Sunji Nishimura de Tecnologia, o Sindicato Rural de Maracaju e a Prefeitura Municipal. O documento representa um avanço para a educação e consolida Maracaju como a primeira cidade do país a adotar o método da Fundação na rede pública de ensino.
A assinatura foi realizada na escola municipal João Pedro Fernandes, como parte da programação da 52ª Expomara e em alusão aos 99 anos de Maracaju, para entrega oficial das obras de ampliação na escola.
O Sindicato Rural de Maracaju idealizou a vinda da Fundação Nishimura e apresentou a metodologia profunda para os professores de escolas municipais que já passam por capacitações e especializações para desenvolver o conteúdo em sala de aula.
O projeto é uma iniciativa do Sindicato Rural de Maracaju, idealizado pela Diretora do Núcleo de Mulheres, Ana Nery Terra Souza, que viu na Fundação uma forma diferenciada de trabalhar com os alunos desde o ensino fundamental, transformando a educação e o futuro das crianças. "É um sonho sendo realizado assinar este convênio e poder proporcionar um direcionamento cada vez melhor para nossos alunos e professores, pensando num futuro próspero através da educação", defendeu Ana Nery.
Para o Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fábio Olegário Caminha, a assinatura do convênio sela o compromisso que o Sindicato tem com toda sociedade que é de contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da comunidade. "Nós temos de pensar lá na frente. Acredito que esse é o primeiro passo para a gente construir uma nova metodologia, e o Sindicato estará sempre junto dando esse apoio", disse Fábio.
O professor doutor e superintendente executivo da Fundação Sunji Nishimura de Tecnologia, Elvis Fusco, explicou a importância da metodologia. "Esse método é uma renovação da educação em que coloca o aluno como protagonista do processo ensino-aprendizagem, traz para o professor ferramentas que ajudam a liberar a autonomia e a inovação do aluno e o domínio do conteúdo em uma parceria entre o professor e o aluno. Traz uma "disruptura" no processo de aprendizagem tradicional e faz com que os professores da rede municipal sejam capacitados para transformar a educação no município".
Para Fusco, o convênio representa expansão e sucesso. "Esse é o primeiro convênio que a gente faz com uma instituição pública, da Rede Municipal de Ensino, então Maracaju será a primeira cidade do Brasil a adotar a aprendizagem profunda como metodologia de ensino. E esse é um dos nossos valores, seguindo os preceitos do seu Fundador, que é a felicidade em compartilhar, então aquilo que recebemos estamos compartilhando no Brasil", ressalta.
Para Jorge Nishimiura, presidente do Grupo Jacto, filho do patriarca da Fundação, esse dia será sempre lembrado com muita alegria e emoção. "É um dia muito especial para nós. Estamos implantando toda essa filosofia educacional na primeira cidade do país que adota a metodologia na rede pública de ensino e eu fico muito empolgado com a possibilidade de que a gente consiga contribuir com a educação do país. Não podemos sonhar com um país transformado sem ter uma educação de alta qualidade e assim como meu pai fundou a Fundação Sunji Nishimura e quis repassar adiante o sentimento de gratidão por meio do lema "Obrigado, Brasil", assim estamos fazendo hoje e podemos fazer muito mais", frisou.
Presenças
Estiveram presentes na assinatura do convênio, o Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, a primeira dama do Estado, Mônica Riedel, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, o vice-prefeito, Mauro Christianini, o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fábio Caminha, a Diretora do Núcleo de Mulheres do Sindicato e uma das idealizadoras do projeto de educação com a Fundação Nishimura, Ana Nery Terra Souza, a gerente do Sindicato Rural, Cláudia Nogueira, o presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Robert Ziemann, o ex-governador de MS, Reinaldo Azambuja, a secretária municipal de Educação, Carolina Souza, e demais autoridades, entre vereadores, secretários municipais e estaduais, professores e diretores da Escola Municipal João Pedro Fernandes e comunidade.