PMNAS

Exposição ressalta a importância das lanternas para a cultura coreana

Na cultura coreana, as lanternas coloridas fazem parte de uma festa tradicional, celebrada todos os anos em algumas cidades do país.

Por Midia NAS em 18/06/2023 às 16:49:39

Luzes da Coreia – Exposição da Cidade de Jinju, no Centro Cultural Coreano no Brasil - Foto Elaine Cruz/Agência Brasil

Ao final da mostra, o visitante se depara ainda com fotos e vídeos mostrando como é o festival em Jinju, com suas tradicionais lanternas flutuantes. "Pelo que sei, ali na cidade de Jinju o festival conta com cerca de 700 mil lanternas acesas", disse Mideum Seo.

Essa tradição remonta à Guerra de Imjin, em 1592, quando a cidade foi palco de uma invasão japonesa. Foi assim que, para proteger a cidade, as pessoas começaram a iluminar o rio com lanternas. "O público coloca as lanternas no rio da cidade de Jinju. Esse foi o início da tradição", disse o responsável pela mostra.

Segundo o Centro Cultural Coreano, as lanternas flutuantes foram utilizadas como estratégia militar para impedir que as tropas atravessassem o Rio Namgang.

Mas além da proteção à cidade, essas lanternas também passaram a servir para espalhar mensagens ou para fazer a comunicação entre familiares que estavam separados pelo rio. "A mãe que estava longe do filho soldado fazia flutuar uma lanterna com cartas", disse.

Outras informações sobre a exposição podem ser obtidas no site do CCCB.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2