AGORA: indígenas armados expulsam funcionários e invadem fábricas em Dourados
Um grupo de indígenas armados invadiu uma fábrica de laje no Anel Viário Norte, zona rural de Dourados, na tarde dessa terça-feira (27).
Um grupo de indígenas armados invadiu uma fábrica de laje no Anel Viário Norte, zona rural de Dourados, na tarde dessa terça-feira (27). De acordo com a imprensa local, todos os funcionários foram colocados para fora do imóvel.
Os indígenas estão armados com facões, foices e até mesmo arma de fogo, como pistolas e revólver. Os funcionários disseram que foram surpreendidos e que receberam 10 minutos para sair, caso contrário ficaram como reféns.
Além da empresa de lajes, o pátio de uma outra de materiais de construção, a cerca de 300 metros da distribuidora Conti, também foi ocupada pelo grupo. Objetos foram queimados no local.
Os invasores sustentam que a fábrica foi erguida em uma área que pertence aos indígenas. Equipes da Força Tática da Polícia Militar estão no local para fazer a negociação e tentar a retomada da posse sem que haja conflito.
Por conta da situação, nesse momento os dois sentidos da pista do Anel Viário estão interditados e não há previsão para retomada do fluxo normal. Já há um grande congestionamento na região, que dá acesso à Fátima do Sul.
As fábricas estão próximas ao terreno de um condomínio de luxo, ao lado da reserva de Dourados, que já tinha sido invadido pelos indígenas no mês de abril deste ano. Na ocasião, nove foram presos, mas soltos três semanas depois.