Sucesso nos programas de saúde realizados pelo Sindicato Rural de Maracaju e Senar/MS no distrito de Vista Alegre

Foram mais de 160 atendimentos médicos em diferentes especialidades e 70 odontológicos.

Foram mais de 160 atendimentos médicos em diferentes especialidades e 70 odontológicos. Programas são oferecidos gratuitamente pelo Senar de Mato Grosso do Sul às comunidades rurais

Vanessa Bordin

O Sindicato Rural de Maracaju e o Senar/MS realizaram na semana passada dois programas de saúde para atendimentos gratuitos à comunidade do distrito de Vista Alegre. O programa Sorrindo no Campo, para consultas odontológicas e o Saúde do Homem e da Mulher Rural, com especialidades em algumas áreas.

Esse trabalho foi realizado na Unidade de Saúde ESF Vista Alegre – José Alves Marcondes e contou com o apoio dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Entre todas as consultas médicas foram mais de 160, em Urologia, Ginecologia, Dermatologia e Oftalmologia. E dos atendimentos odontológicos, foram 70.

Essa é uma realização do Senar/MS e do Sindicato Rural de Maracaju, com apoio da Famasul e da Prefeitura Municipal de Maracaju, na prevenção e no controle de doenças, proporcionando saúde e uma vida com mais qualidade para as comunidades rurais.

"É um incentivo para uma vida mais saudável e a preocupação em atender a comunidade, integrando o campo e a cidade, ajudando as pessoas, mudando a vida delas", disse o Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Fabio Caminha.

O Projeto "Sorrindo no Campo", antigo Pingo D'Água, leva atendimento odontológico às comunidades rurais de várias regiões de forma gratuita com utilização de unidades móveis equipadas com todo aparato de um consultório odontológico convencional. A ação é desenvolvida em parceria com os Sindicatos Rurais e tem como público-alvo trabalhadores e produtores rurais e seus familiares em regime de economia familiar.

Já o "Saúde do Homem e da Mulher Rural" teve início em 2016, desenvolvido para levar atendimento médico gratuito às populações rurais de todo o estado por meio de ações de cidadania, levando especialistas e facilitando o acesso à saúde aos moradores de localidades mais remotas da zona rural. A iniciativa conta com diversas atividades para os participantes e realiza consultas, testes rápidos, exames, palestras entre outros