O governo do Estado realizou nesta segunda-feira (17), a entrega de 19 motoniveladoras para 19 municípios de Mato Grosso do Sul como parte do Programa Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água, conhecido como Programa Prosolo. O evento foi realizado no estacionamento do Buffet Yotedy, em Campo Grande, e contou com a presença de autoridades estaduais e federais.
Maracaju foi um dos municípios beneficiados nesta etapa juntamente com: Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Coxim, Dourados, Iguatemi, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas.
Eduardo Riedel em sua fala explicou sobre o critério utilizado para a seleção dos municípios. “Cada prefeito, prefeita presente aqui sabe das dificuldades e dos trasntornos que é manter e conservar toda a malha viária de seu município. Nosso critério adotado para garantir uma distribuição justa, priorizando os municipios que possuem as maiores malhas viárias. Durante minha gestão, fiz a administração desses recursos ao longo do tempo, com isso resultou em um saldo de aproximadamente R$ 6 milhões. Todo esse saldo é fruto de uma administração exemplar, talvez esse seja o maior programa de entrega de máquinas que já ocorreu no estado de Mao Grosso do Sul. Temos a parceria e a participação direta do Ministério da Agricultura em nossa gestão”, diz.
Presente no evento, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, destacou a importância da união do governo com as prefeituras.
“Em minha gestão sempre falei que todo tipo de apoio é bem vindo e motivo de profunda gratidão. Em nome do povo Maracajuense agardeço ao Governador Eduardo Riedel, a cada deputado estadual, federal e senador que sempre se empenham em buscar recursos para nosso municipio. Tenho certeza de que todos os prefeitos presentes compartilham dessa gratidão. E hoje estamos aqui para expressar nosso reconhecimento, pois essas parcerias fazem toda a diferença em nossos municípios e em nosso Estado. Isso representa uma visão de progresso,promovendo segurança, conforto e agilidade no escoamento de nossas riquezas, que são principalmente de origem agrícola em nosso estado e, especialmente, em nosso município, pois somos a 8ª economia do agronegócio do Brasil “, explica.
As motoniveladoras entregues são equipamentos usados para o nivelamento do solo e aprimoramento das condições das estradas rurais, com isso proporcionando facilidades no escoamento da produção agrícola e no acesso dos moradores.
O Prosolo é uma iniciativa do governo estadual voltada ao desenvolvimento rural e à conservação do solo e da água.