Quentão ou vinho quente: você sabe a diferença?

Tradição nas festas juninas e julinas, as bebidas ganharam o gosto de quem quer fugir das noites mais frias O senso popular aponta que o quentão possa ter nascido em Minas Gerais e foi ganhando todo o Brasil.

Quentão ou vinho quente: você sabe a diferença?

Tradição nas festas juninas e julinas, as bebidas ganharam o gosto de quem quer fugir das noites mais frias

O senso popular aponta que o quentão possa ter nascido em Minas Gerais e foi ganhando todo o Brasil. O fato é que a bebida se tornou típica das festas juninas (ou, como eram conhecidas antes, joaninas, em referência a São João) e em todo o canto sua fama se estende para aqueles que apostam na bebida para espantar as noites mais frias. Da mistura de cachaça, gengibre e especiarias, foram surgindo outras receitas, entre elas o vinho quente, que também passou a incorporar a preferência dos brasileiros, principalmente no inverno. 

Seja para festas ou para apreciar em casa com a família e os amigos, o consumo tanto da cachaça como do vinho tem aumentado nessa época do ano. "Notamos que é uma tradição do cliente. Quando chegam as noites com temperaturas mais baixas, muitos aproveitam para comprar as bebidas e os ingredientes para o preparo do quentão e do vinho quente", diz Viviane Casado, gerente de um atacadista na Capital.

No quentão, o preparo tradicional leva apenas a cachaça, água, gengibre, cravo-da-índia e canela. No vinho quente, a criatividade permitiu que a bebida levasse frutas descascadas, como a maçã, e até marshmallows.

Até quem não aprecia ou não pode beber nada alcoólico, a receita ganhou pequenos ajustes para que todos, inclusive as crianças e jovens, pudessem aproveitar o calor do "quentão" e a celebração que a bebida traz, desde o ritual do preparo até servir para todos. A equipe do Fort Atacadista trouxe três receitas para fazer em casa. Confira:

QUENTÃO DE CACHAÇA

Ingredientes:

½ litro de cachaça

500ml a 1 litro de água

1 xícara de chá de açúcar

150g de gengibre sem casca e em pedaços

de 5 a 7 paus de canela

1 colher de chá de cravo

Modo de preparo: Derreta o açúcar em uma panela e depois acrescente o gengibre, os cravos e a canela. Em seguida, acrescente a cachaça e a água, deixando a mistura ferver por entre 20 a 30 minutos. A quantidade de água é o que vai tornar a receita mais ou menos forte. Se a ideia for deixá-la mais marcante, adicione apenas 500 ml de água ou se preferir mais leve, basta usar um livro.

VINHO QUENTE

Ingredientes:

750 ml de vinho tinto seco ou suave

1 a 2 litros de água

4 rodelas de gengibre

1 e ½ xícaras de açúcar

1 laranja ou limão em rodelas

1 colher de sopa de cravo ou anis estrelado

5 paus de canela

Modo de preparo: misture o vinho, o açúcar e a água em uma panela e leve em fogo baixo. Após 15 minutos, acrescente os ingredientes restantes. Deixe ferver por mais 10 minutos e a bebida estará pronta para servir.

QUENTÃO SEM ÁLCOOL

Ingredientes:  

2 xícaras (chá) de açúcar

1 litro de água

6 colheres (sopa) de gengibre picado

1 xícara (chá) de suco de laranja

6 cravos

3 paus de canela

3 cascas de laranja

Modo de preparo: deixe a casca de laranja de molho por 24 horas. Escorra e reserve.

Faça um caramelo claro com o açúcar, coloque a água, a casca da laranja, gengibre, cravo e  canela. Deixe ferver por até 30 minutos e desligue o fogo. Em seguida, acrescente o suco de laranja e está pronto para servir.