PMNAS

Astrônomos anunciam descoberta de planeta mais brilhante já identificado fora do Sistema Solar

Cientistas anunciaram a descoberta do planeta mais brilhante já identificado fora do Sistema Solar, um mundo em chamas onde chove titânio, de acordo com informações recentemente divulgadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) neste mês.

Por Midia NAS em 28/07/2023 às 19:25:18

O exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) está situado a mais de 260 anos-luz da Terra e reflete cerca de 80% da luminosidade emitida pela estrela que orbita, segundo novas observações do telescópio europeu Cheops (Characterising ExoPlanet Satellite).

Este é o primeiro planeta extrassolar a igualar o brilho de Vênus, o que mais se destaca no céu noturno, com exceção da Lua.

O chamado LTT9779b, que tem o tamanho de Netuno, foi descoberto em 2020 e demora apenas 19 horas para dar uma volta completa em torno de sua estrela.

A proximidade é razão da sua elevada temperatura, que pode chegar até os 2.000ºC, marca considerada alta demais para a formação de nuvens, embora elas tenham sido detectadas devido à sua refletividade.

Como o efeito da água muito quente em um banho, uma corrente ardente de metal e silicato — o material do qual é feito o vidro – supersatura sua atmosfera até formar nuvens metálicas.

Escudo de proteção

Até o momento, os únicos exoplanetas conhecidos que completam uma volta rápida em torno de suas estrelas (menos de 24 horas) são gigantes gasosos 10 vezes maiores que a Terra ou planetas rochosos que são metade do tamanho.

No entanto, o LTT9779b tem aproximadamente cinco vezes a dimensão terrestre e está localizado em uma área que os astrônomos chamam de “deserto quente de Netuno”, onde planetas deste tamanho “não deveriam existir”, resume Parmentier.

Comunicar erro