Domingo deve ser um dos dias mais quentes e secos do ano no Estado
Todos os municípios de Mato Grosso do Sul entraram em estado de alerta neste sábado (5) por causa da baixa umidade relativa do ar, sendo que em 72 municípios, a umidade deve ficar entre 20 e 12%, até às 19 horas de hoje.
De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apenas as cidades de Coronel Sapucaia, Eldorado, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru, terão umidade variando entre 30% e 20%.
Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), informa que o índice adequado de umidade do ar varia entre 50% e 80%. Abaixo disso, a condição prejudica a saúde humana, gera incômodos e pode provocar doenças.
Além da baixa umidade do ar, algumas cidades de Mato Grosso do Sul podem bater o recorde de temperatura, com valores de até 39°C. A previsão indica que as temperaturas mais altas devem chegar até os 40ºC, principalmente no Pantanal. Nas demais regiões, as temperaturas devem ultrapassar os 33°C, enquanto na Capital, os termômetros devem registrar valores próximos a 35°C.
Uma das principais consequências do tempo seco é a desidratação, que causa irritação nos olhos, garganta e pele. Também é outro efeito comum o ressecamento das mucosas das vias aéreas, que favorece o surgimento de alergias, distúrbios respiratórios, gripes e resfriados.
Para amenizar os efeitos do tempo seco na saúde, especialistas indicam uma série de instruções que podem fazer a diferença, principalmente nas horas mais quentes do dia:
Mais informações sobre as condições meteorológicas podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).