Mato Grosso do Sul está listado entre os mais quentes do Brasil nas últimas 24h. O levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) desta quinta-feira (10) indica que Coxim alcançar recorde do ano de 39.9°C, ocupando o terceiro lugar no ranking de maior temperatura do país.
Cuiabá, capital do estado vizinho Mato Grosso, ocupa a primeira posição com calor de 40.1°C e, em seguida, está Aragarças, em Goiás, com 40°C. O Centro-Oeste lidera os registros de altas temperaturas.
O Inmet renovou o alerta de umidade do ar em nível crítico para todas as regiões, entre 12 e 30% ao longo do dia. A condição favorece o risco à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de maior chance de incêndios florestais.
Na quarta-feira (9), a menor umidade do Estado foi registrada em Paranaíba, com 17%, depois está Costa Rica (18%), Chapadão do Sul (19%), Sonora (22%) e Três Lagoas (24%).
Desde julho, Campo Grande enfrenta estiagem. O balanço do Inmet aponta que o período encerrou com 87% abaixo da média histórica, que é de 35,7 milímetros. O mês obteve apenas 4,6 mm.
A Capital teve um dia de chuva significativa no dia 14 de julho. "Normalmente, a capital registra três dias com chuva superior ou igual a 1 mm no mês", indica o monitoramento.
O calor também não deu trégua, chegando a marca de 29,2°C, sendo 1,7°C acima da climatologia, que é de 27,5 °C. A maior temperatura do mês foi de 32,2°C, registrada no dia 27.