Diante da iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul em oferecer qualificação para a função de motorista de carga e ônibus, por meio do programa "Voucher Transportador", a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) solicitou que sejam destinadas mais
350 vagas para Dourados.
Com pedido encaminhado ao governo estadual, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, assim como ao Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Detran), a parlamentar explicou que existe a demanda no município que necessita de qualificação técnica.
"Dourados é a segunda maior cidade do nosso Estado e, no município e região, o agronegócio é o carro forte da economia. Esse segmento alavanca todos os outros setores e movimenta a economia local. Então vemos que existe a demanda, com isso, precisamos capacitar, preparar a população, justificou a deputada.
O município, que possui quase 250mil habitantes, foi contemplado com apenas 50 vagas. "Ficou desproporcional a divisão, uma cidade do porte de Dourados receber o mesmo número de vagas que outro município com 30 ou 40 mil habitantes, por exemplo", completou a parlamentar.
Das mil vagas previstas, 750 foram destinadas para Campo Grande, 100 para Três Lagoas e 20 para Corumbá, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul, além das 100 divididas entre Dourados e Ribas do Rio Pardo.
Programa
Com custo zero, os motoristas que participarem do programa "Voucher Transportador" terão a inclusão das letras "D" e "E" na habilitação, financiado pelo Governo do Estado.
O objetivo é suprir a demanda do mercado de transportes, que tem vagas abertas, no entanto não dispõe de motoristas qualificados para preencher a função.