"Nosso objetivo é servir a comunidade e formar nossos estudantes em grandes músicos. Eu sempre digo que a constância é chave para o sucesso , pois o processo para aprender na Escola de Música é a constância e o entusiasmo também que são duas coisas que não podem faltar para um músico", declara o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.
As atividades de prática musical são para as modalidades de violão, violino, flauta doce e oboé. Para a prática vocal há vagas no Coro CanteMus, destinada a quem tem 15 anos ou mais, e também para o coro infantil do Projeto Coral Infantojuvenil (PCIU), para crianças que tenham entre 7 e 11 anos.
O valor da matrícula é de R$ 120 e não há cobrança de mensalidade. As atividades são coordenadas por professores do Curso de Música da UFMS e as aulas serão ministradas pelos bolsistas e professores do curso de Música.
Estudantes e servidores inscritos na turma do Coro CanteMus e PCIU!New e alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, são isentos da taxa de matrícula. Além disso, é oferecida isenção de taxa para até 10% das vagas para os candidatos que comprovarem vulnerabilidade socioeconômica.
Há um ano, Meiryene dos Santos Ortiz participa da Escola de Música da UFMS. "Gratidão aos que dão e mantém esse projeto. A Escola de Música da UFMS é excelente! A escola não é apenas oferecer aulas, mas também projetar sonhos e abrir caminhos. As aulas me ajudaram a trabalhar minha timidez, me dando mais segurança e coragem para continuar aprendendo e mostrando que é possível aprender cada vez mais".
As aulas são coletivas e realizadas no prédio do Curso de Música da UFMS, na Cidade Universitária. As atividades iniciam no dia 14 de agosto e terminam no dia 11 de dezembro.