Em comemoração ao mês do Patrimônio Cultural Sul-mato-grossense, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) promove a oficina "Educação e Cultura Regional: o imaginário local e seu processo simbólico" no Teatro Municipal de Dourados "Ayrthon Barbosa Ferreira", no próximo dia 18 de agosto.
O encontro será ministrado pelos professores Douglas Alves da Silva e Melly Fátima Góes Sena. O evento é direcionado a docentes da Rede Municipal de Educação de Dourados do Ensino Fundamental II.
O gerente de Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, explica que a cultura, enquanto ferramenta de transformação social pode e deve ser uma grande aliada da educação (e vice-versa) na construção e manutenção da identidade cultural a qual uma sociedade está inserida.
"Partindo desse ponto, consideramos que a valorização e salvaguarda dos saberes culturais e do imaginário popular podem ter também um papel de relevância no processo educativo formal não formal. A presente oficina se propõe por meio da troca cultural em que os indivíduos colaboram no processo formativo da difusão do conhecimento cultural adquirido antes e durante o processo, estimulando a reflexão, valorização e aprendizado participativo que forma multiplicadores do saber cultural", disse.
Para Anaia Beatriz Cappi, coordenadora do Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural de Dourados (FIP), a parceria com a FCMS é fundamental para a preservação e conservação da memória e identidade da população douradense. "Acreditamos que a capacitação oferecida pela FCMS, através da Oficina " Educação e Cultura Regional: o imaginário local e seu processo simbólico ", aos docentes do Ensino Fundamental II da REME, será de grande valia para a abordagem e a conscientização sobre a importância do patrimônio cultural em sala de aula".
"A oficina que a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural oferece para os educadores da rede municipal de ensino de Dourados, tem por objetivo colaborar na formação continuada daqueles servidores, apresentando propostas e possibilidades de novas abordagens no processo educativo, destacando os saberes locais. Com isso, reiteramos a cultura e a educação como grandes parceiras", finalizou a professora Melly Sena.