AGOSTO LILÁS: Colaboradores participam de palestra sobre combate a violência contra a mulher
No mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar, o Agosto Lilás, colaboradores da Águas Guariroba participaram de uma palestra nesta sexta-feira (11), sobre combate a violência contra a mulher.
No mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar, o Agosto Lilás, colaboradores da Águas Guariroba participaram de uma palestra nesta sexta-feira (11), sobre combate a violência contra a mulher. As palestras foram divididas em dois grupos, pela manhã na Central de Serviços e à tarde na Sede administrativa da concessionária.
A campanha nasceu em 2016, idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), para comemorar os 10 anos da Lei Maria da Penha, reunindo diversos parceiros governamentais e não-governamentais, prevendo ações de mobilização, palestras e rodas de conversa – e desde então vem se fortalecendo e consolidando como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Durante a palestra, foram apresentados casos reais de feminicídio e violência contra a mulher que ganharam repercussão no Estado, como forma de sensibilizar os colaboradores sobre a importância das denúncias."Desde 2016 a gente tem a leia estadual do Agosto Lilás para conscientizar as pessoas sobre a importância do combate a violência doméstica e é muito importante que as empresas abram as portas para que a gente possa falar sobre isso, porque é um local onde está concentrado um grande número de pessoas e a partir do momento que você ouve uma palestra como essa, você consegue identificar se você mesma está sofrendo algum tipo de violência e também pessoas da sua família", explica Karen Recalde, assessora técnica da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM).
Em Mato Grosso do Sul, as ferramentas para atendimento à mulher vítima de violência vão desde canais para denúncia on-line e solicitação de medida protetiva ao atendimento pelo WhatsApp e Centro Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência
DENÚNCIA
Em caso de urgência e emergência: ligue 190. Para fazer uma denúncia ou pedir informações: ligue 180. Para solicitar uma visita da Patrulha Maria da Penha: ligue 153