O clima já vem ‘virando’ desde sábado a tarde, ventando, chovendo em algumas regiões de Campo Grande e pelo interior do Estado, bem como caiu a temperatura neste domingo, amanhecendo esta segunda-feira (14) com friagem. E tudo isto, pode piorar ainda hoje até a manhã desta terça-feira (15), conforme alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que aponta temporal e queda até de granizo podendo ocorrer em Mato Grosso do Sul, nas próximas horas.
O Inmet colocou Campo Grande e 46 municípios sob alerta de tempestade com chuva entre 20 e 50 mm (milímetros) em um dia, ventos intensos (de 40 a 60 km/h) e queda de granizo. O aviso foi expedido nesta segunda-feira e vai até amanhã, às 9 horas. Já na madrugada do último sábado, choveu granizo em área rural de Paranhos. Moradores tiraram fotos das pedras de gelos e postaram nas redes sociais.
As cidades que estão sob alerta de temporal são: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti e Figueirão.
Também estão na lista os municípios de Inocência, Jaraguari, Ladário, Ladário, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos. No último alerta, divulgado no sábado pelo Inmet, choveu na Capital Sul-mato-grossense e em várias cidade do interior.
Versão mais amena
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão indica tempo estável, com sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado em razão do avanço da alta pós-frontal (depois da passagem de uma frente fria).
Porém, entre hoje e amanhã, o Cemtec, também não se descarta pancadas de chuvas, mas consideram isoladas e ou com destaque para as regiões sul (Dourados) e Leste (Anaurilândia).