Uma mulher de 59 anos, procurou a delegacia de polícia na na manhã de segunda-feira(14), após cair no golpe do whatsapp. O caso ocorreu em Guia Lopes da Laguna.
Segundo o BO, a vítima disse que recebeu uma mensagem via whatsapp de uma pessoa se passando pela filha. Na mensagem, o " estelionatário" pediu para que a mãe fizesse uma transferência via pix no valor de R$980,00. A vítima acreditando estar falando com a filha, fez a transferência.Em seguida os criminosos enviaram novamente mensagens solicitando outros valores, foi quando a mulher percebeu que tinha caído em um golpe.
Diante da situação a vítima procurou a de 1 DP de Jardim , onde registrou ocaso.
Nesse tipo de golpe, o criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com parentes e amigos se passando pelo usuário fingindo que trocou de número e que o contato deve apagar o velho. Em seguida, começa a pedir dinheiro usando desculpas para justificar as transferências.
Em muitos casos, o contato acionado cede ao pedido de ajuda e faz transferências, paga falsas contas. Uma das estratégias usadas pelos bandidos é dizer que está em um local com conexão ruim para deixar a pessoa que recebe a mensagem ainda mais assustada e fazer com que ela não pense muito para transferir os valores.