Sindicato Rural de Dourados sedia encontro sobre desenvolvimento da pecuária em MS

O Sindicato Rural de Dourados sediou nesta terça-feira (15), evento técnico sobre o desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso do Sul.

Sindicato Rural de Dourados sedia encontro sobre desenvolvimento da pecuária em MS

O Sindicato Rural de Dourados sediou nesta terça-feira (15), evento técnico sobre o desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso do Sul. Promovido pela Novilho Precoce MS, Alta Brasil e Berrante Genética, produtores da região tiveram a oportunidade de conhecer o que há de mais atual em produção de gado de corte, planejamento genético e associativismo.

O superintendente da Novilho Precoce MS, Alexandre Guimarães, foi um dos convidados ao painel de debates. Ele falou sobre as vantagens e benefícios de ser associado. Cada vez mais forte no agronegócio, o associativismo se expande e prova disso é o crescimento exponencial de associações como a Novilho Precoce MS. Para que os produtores continuem a entender a importância desse formato de atuação, a Associação criou os grupos de compras que facilitam o acesso a tecnologias, genética bovina e insumos, reduzindo custos ao produtor rural.

Fundada em 1998 por um grupo de pecuaristas, a Novilho Precoce MS tem como objetivo atender a crescente demanda por carne bovina de qualidade comprovada. Atualmente, mais de 600 propriedades rurais em Mato Grosso do Sul são associadas, com um abate mensal de mais de 10 mil animais. Fornecendo carcaças para dentro e fora do MS, a Novilho Precoce possui importantes parcerias com frigoríficos, supermercados e distribuidores, com o compromisso de oferecer produtos de qualidade com regularidade, segurança e certificação, atendendo a todas as exigências atuais do mercado.

Outro convidado do evento foi o especialista em produção de gado de corte, Rodolfo Assis. Ele falou sobre a importância do planejamento genético. Trabalhar com melhoramento genético bovino possibilita a criação de um rebanho mais eficiente e, consequentemente, gera uma melhor lucratividade na produção. Os estudos da ciência aliados à tecnologia permitiram o aprofundamento em biotécnicas que hoje em dia são tendências na pecuária brasileira. Nesse sentido, Rodolfo Assis expôs que, para ter um rebanho bem sucedido é importante se manter atualizado diante das melhores práticas e saber montar o devido planejamento.

Presente no evento, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Angelo Ximenes, destacou a importância da discussão sobre pecuária com a classe produtora. Com o avanço da agricultura, segundo ele, é preciso ampliar o debate sobre integração lavoura pecuária, principalmente na região de Dourados, de forma que a pecuária de corte venha a se desenvolver cada vez mais na região