As competições acontecem até o próximo domingo, com a participação de 160 atletas, 23 clubes, 40 técnicos e 30 árbitros. A abertura também reuniu diversas autoridades locais e estados da federação representados por grandes clubes esportivos.
"Esse campeonato eleva a modalidade de ginástica em nosso Estado. Além disso, o evento fomenta todo o comércio local e estrutura da cidade como os hotéis, restaurantes, espaços de entretenimento, entre outros serviços. O empenho da Prefeitura para realizar esse evento, além de trazer diversão para a população, também possibilita aos nossos atletas, experiência e estímulo para evoluírem no esporte e buscar novos horizontes", aponta Odair Serrano, diretor-presidente da Funesp.
Para a diretora-técnica da Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul e coordenadora pedagógica do Centro de Formação de Atletas Rose Rocha da Funesp, Elaine Nagano, o evento proporciona o desenvolvimento da modalidade no estado, além de motivar um público que é apreciadora da ginástica: as crianças. "Cada acrobacia traz um medo do desconhecido e, quando a criança supera esse medo, torna-se mais autoconfiante", explica.
A Coordenadora de Ginástica artística do Clube de Regatas Flamengo, Georgette Vidor, também avalia como positivo o campeonato acontecer em Campo Grande. "Temos muitas academias praticando a modalidade e Mato Grosso do Sul está ganhando esse olhar especial com a ginástica. E pode acontecer de um atleta despontar aqui e vir a disputar os jogos olímpicos de 2028", disse.
As disputas serão nas categorias pré-infantil e juvenil, masculino e feminino. O evento é para o Estado de Mato Grosso do Sul é um dos mais importantes do calendário nacional, devido a qualidade técnica dentro da modalidade de Ginástica Artística, com participantes de todas as regiões do Brasil. A intenção também é o grande enriquecimento esportivo para todos e a participação dos alunos.