Especialistas tentarão identificar eventuais vulnerabilidades e falhas que violem a integridade e o sigilo dos votos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou em edição extra do Diário da Justiça eletrônico (DJe) o edital de convocação do Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024.
O teste ocorrerá entre 27 de novembro, das 13h às 17h (horário de Brasília) e 1º de dezembro deste ano, das0 9 às 18h, em espaço reservado na sede da Corte. Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas.
De acordo com o edital, o TPS tem por objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral.
Segundo TSE, o teste contempla ações controladas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria. Esta será a sétima edição do TPS, que teve a primeira edição em 2009.
O Teste Público de Segurança terá a coordenação do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Pelo edital, atuarão quatro comissões, Organizadora, Reguladora, Avaliadora e de Comunicação Institucional, bem como os investigadores individualmente, ou reunidos em grupo.
A fase de assinatura e inspeção dos códigos-fonte ocorrerá de 2 a 6 de outubro. A publicação das inscrições aprovadas será em 6 de novembro. Poderão participar aqueles que tiverem o plano de teste aprovado pela Comissão Reguladora.