Como "passar bem" em dias de temperaturas elevadas e baixa umidade?

Médica dicas para evitar que forte calor cause grandes impactos à saúde Dias quentes e, muitas vezes, secos.

Como

Médica dicas para evitar que forte calor cause grandes impactos à saúde

Dias quentes e, muitas vezes, secos. Uma combinação que pode causar mal-estar, além de impactos mais sérios à saúde. Isso acontece porque o forte calor eleva a temperatura corporal e, como consequência, há o aumento da transpiração, que em alguns casos, provoca quadro de desidratação e alterações cardiovasculares. 

"A principal complicação causada pelo forte calor é a desidratação, uma condição que pode evoluir para casos mais graves, necessitando até mesmo de internação hospitalar e, em algumas situações ainda mais sérias, pode levar a óbito, principalmente de idosos e crianças", explica a especialista em clínica médica, Carolina Albuquerque Arroyo.  

A médica alerta que o calor excessivo pode provocar também insolação, problemas respiratórios, além de alterações na pele, e ressalta "em dias de forte calor, vale investir em alguns cuidados importantes para que a saúde não seja tão impactada".  

Dicas de cuidado em dias muito quentes: 

– Aumentar a ingesta de líquidos, especialmente de água. Um bom parâmetro para saber se está tomando a quantidade adequada de líquidos é avaliar a cor da urina, que deve estar transparente ou amarelo claro. Se estiver mais escura é sinal de que você precisa se hidratar mais. 

– Evitar a exposição ao sol entre às 10h e 16h.  

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 

-Aumentar o consumo de frutas ricas em água, como melão e melancia, além de legumes e verduras. 

– Evite fazer atividade física entre às 10h e 15h da tarde, pois neste período a incidência solar é maior.  

– Use um protetor solar de alta proteção. Isso melhora a hidratação da pele e evita danos da radiação ultravioleta sobre a pele. Também vale usar boné, chapéu e óculos de sol. 

– Em ambientes fechados, procure umidificar o ambiente, com umidificadores de ar, ou, na falta desse, um refratário com água ou uma toalha molhada.  

-Prefira roupas mais leves, preferencialmente de algodão e de cores mais claras, e evite tecidos que dificultam a transpiração.  

-Em caso de ressecamento nos olhos e nariz, aplique soro fisiológico para amenizar o desconforto.