Encceja abre portas para a continuidade dos estudos
Agência gov "Quando terminei o ensino fundamental, eu tinha 18 anos.
Agência gov
"Quando terminei o ensino fundamental, eu tinha 18 anos. Foi o momento em que me casei. Em seguida, engravidei e parei de estudar. Fiquei um tempo longe dos estudos. Depois, no lugar onde fui trabalhar, todos no setor tinham educação superior. Eu me senti incentivada a fazer mais um progresso na minha vida". Moradora do Gama, Região Administrativa do Distrito Federal (DF), Zulene Santos, 70 anos, resumiu em frases curtas a longa trajetória que a levou até o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O certificado do ensino médio encurtou as distâncias, abriu portas e foi uma das pontes até a faculdade, onde, anos depois, ela se formou no curso de Secretariado Executivo.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica as provas do Encceja 2023 em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, neste domingo, 27 de agosto. Ao todo, mais de 1,1 milhão de pessoas estão inscritas. Dessas, 193.572 (17,53%) buscam a certificação para o ensino fundamental e 910.574 (82,47%), para o ensino médio.
"Foi importante porque, se eu fosse continuar de outra forma, demoraria mais. O Encceja adiantou esse processo. Quando fiz o exame, em 2006, todas as provas foram aproveitadas e isso me permitiu concluir o ensino médio. Logo em seguida, em 2007, eu ingressei na educação superior. Então, através do Encceja, eu consegui ter esse impulso no ensino e pude chegar a uma faculdade", contou Zulene.
Moradora de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), Jennifer Castro, 32 anos, concilia o trabalho de babá com o curso de Educação Física atualmente. Ela tinha estudado até o 1º ano do ensino médio, quando, em 2018, encontrou no Encceja uma chance de impulsionar os estudos. "Eu não tinha muito tempo para estudar, em função do trabalho, e já tinha perdido muito tempo. Então, vi que seria a melhor escolha naquele momento", explicou. "Mudou a minha vida profissional e acadêmica. O Encceja me ajudou a dar esse salto", complementou Jennifer.
Encceja – Realizado pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, o Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Acesse o edital do Encceja 2023
Acesse o Sistema Encceja
Saiba mais sobre o Encceja
Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)